Ciretrans de MT vão prensar veículos “inservíveis” com mais de dois anos de apreensão

Interessante News

Uma ação desenvolvida pela direção do Detran – Departamento Estadual do Trânsito de Mato Grosso, vai promover uma melhor reorganização e aproveitamento funcional dos pátios da autarquia em todo o Estado; além de proporcionar uma maior rotatividade de veículos apreendidos, o que amplia a possibilidade de fiscalização, já que, segundo divulgou recentemente a imprensa cuiabana, quase 50% da frota de veículos do Estado circulam com alguma irregularidade.

Trata-se da prensagem para fins de reciclagem de veículos considerados inservíveis (sucateados), cuja sucata é de responsabilidade da empresa contratada pelo Estado para a realização do serviço, desde a empilhagem de carros e motos, prensagem, retirada e destinação dos resíduos (venda no mercado).

Iniciando na capital, a ação agora se expande para o interior, sob o comando do novo presidente do órgão, Arnon Osny, que em 2015 prensou para fins de reciclagem algo em torno de seis mil veículos, e pretende elevar esse número para vinte mil veículos em 2016.

Em Nova Xavantina, o trabalho de empilhagem foi feito na última semana, causando estranheza na população, não acostumada com esse tipo de visual na 29ª Ciretran local. Segundo a Chefe da Unidade, Juliana Umetsu, a prensa estará passando pelo município em 40 dias para prensar e retirar o material, conforme o roteiro do caminhão e cronograma de ações do Detran.

LEILÃO

Pelo projeto da direção do Detran-MT, este procedimento acontecerá todos os anos, de acordo com a necessidade das unidades. Para Juliana, a ação vai melhorar bastante a dinâmica do pátio, antes abarrotado de veículos.

Falando ao portal de notícias IN na tarde desta quinta feira, 03, a Chefe da Ciretran local esclareceu que para serem prensados, os veículos devem satisfazer a três exigências: ter mais de dois anos de apreensão; estar fora de tramitação de ações na Justiça e estar em estado considerado inservível.

Os que não estiveram nessas condições serão leiloados, virtualmente, on line, com inscrição e participação também on line. “Tudo será virtual” disse ela, “e todas as informações estão disponíveis no site do Detran-MT, basta acessar. Os leilões estão marcados para acontecer ainda este ano em todo o Estado” assegurou,

APLICATIVO E NOVO HORÁRIO

Juliana informou que para facilitar a vida dos condutores, estes podem acessar diversos serviços oferecidos pelo Detran-MT através do aplicativo móvel MT Cidadão, elaborado pela Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação. O aplicativo é disponível para os sistemas Android e iOS, e pode ser baixado gratuitamente.

Com ele, em smartphones ou tablets, o usuário pode acessar resultados de recursos de infrações; emissão de certidão negativa de multa; consulta de dados; geração e impressão de certidão de condutor; validação de informações e pagamento de taxas; tudo sem precisar se dirigir a um posto de atendimento.

Ela reiterou que a Unidade está funcionando em novo horário, das 12 às 19 horas, de segunda à sexta feira.