Projeto da UFMT promove palestras em empresas sobre a saúde do homem em Barra
Assessoria
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) criou o projeto “Pró-homem”, que atua em empresas e escolas de Barra do Garças, promovendo a conscientização sobre a saúde do homem e sobre os aspectos culturais que envolvem o tema. O projeto visa alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem, orientar sobre a prevenção e o tratamento de doenças que atingem os homens e quebrar tabus e preconceitos da sociedade.
O “Pró-homem” é coordenado pelo professor do curso de Enfermagem Elias Marcelino de Rocha, que iniciou o projeto em 2011 na UFMT. Elias afirma que a principal dificuldade na execução dos trabalhos em empresas é conseguir que os homens parem alguns minutos de suas atividades profissionais para ouvir sobre cuidados com a saúde; por isso as palestras devem acontecer em horários estratégicos: “A gente tenta mostrar para os empresários e para os homens que isso não é uma perda de tempo, mas um investimento em saúde”, destaca Elias.
O professor Elias ainda diz que o ideal seria a adoção da temática como disciplina na grade curricular das universidades brasileiras. O projeto atua, na UFMT, como uma fonte de aprendizagem direta para os alunos de enfermagem, conta Elias, que se interessam pela área e que passam a atuar de forma efetiva na sociedade, ajudando na prevenção de várias doenças que afetam os homens de todas as idades.
Entre os relatos das pessoas que já foram atingidas pelos trabalhos do “Pró-homem”, Elias cita dois casos que chamaram mais atenção: um homem que descobriu ter varicocele, uma doença que dificulta a reprodução por diminuir a quantidade de espermatozoides; e outro que, depois das orientações sobre autoexame, descobriu um nódulo na mama e buscou logo tratamento, além de levar seu filho de onze anos para fazer exames de prevenção.
O projeto segue um cronograma montado no início de cada semestre, por levar em consideração os horários disponíveis pelos alunos participantes do projeto e os horários disponibilizados pelas empresas que serão atendidas. Geralmente, as empresas convidam o “Pró-homem” para ministrar palestras na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).
Empresas, escolas, igrejas e ONG’s podem solicitar a visita do projeto para fazer palestras e desenvolver atividades que envolvem a saúde e o bem-estar do homem na sociedade, como também os mitos e preconceitos que precisam ser vencidos em relação para que os homens possam se cuidar e se prevenir mais. Para mais informações acesse www.facebook.com/pro.homem, ou envie um e-mail para eliasufmt@yahoo.com ou pelo telefone (66) 99999 7287.