Comerciantes acionam Energisa por deixar distrito 72 h sem luz elétrica
Comerciantes e produtores rurais da região de Paredão Grande, distrito de General Carneiro, localizado na BR-070, a 93 km da sede do município, ainda contabilizam os prejuízos causados por mais de 72 horas sem energia elétrica. O fornecimento de energia foi interrompido entre os dias 4 a 6 deste mês, contudo, a empresa responsável pelo abastecimento, a Energisa S/A, ainda não apresentou a causa do problema.
Segundo os consumidores afetados, 10 protocolos de atendimento foram registrados na empresa e nenhum obteve resposta. Além disso, duas denúncias foram protocoladas na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para as providências cabíveis. Os prejuízos variam entre R$ 5 e R$ 6 mil por comerciante que perdeu estoques que estavam nos freezer e geladeiras.
Essa é a segunda vez que a zona rural de General Carneiro é atingida por um blecaute de longa duração. Em março de 2015, General, Araguaiana e Pontal do Araguaia ficaram três dias sem energia, causando a perda de vacinas, merenda escolar, medicamentos, alimentos e estoques perecíveis como carnes, sorvetes, picolés, entre outros.
No fato registrado há 15 dias, os prejuízos ainda não foram calculados pelos comerciantes que exploram o comércio de alimentos, bebidas, combustíveis, hotéis e borracharias. Todos ficaram sem saber o que fazer, embora reclamações tenham sido feitas à Energisa. Aqueles que possuíam geradores amenizaram as perdas.
Estoque perdido
O comerciante João Paulo Souza Borges, disse que a falta de energia em Paredão Grande é uma rotina. Ele calcula que o prejuízo do seu comércio seja de aproximadamente R$ 6 mil. “Perdi tudo. Carnes, salgados, sorvetes, picolés, além de bebidas que não tínhamos como vender porque estavam quentes. Infelizmente, essa é a nossa realidade”, disse.
O empresário Joaquim Casagrande, proprietário de um posto de combustível, também acumula prejuízos. Segundo ele, seu estabelecimento possui gerador, porém, com a falta de energia todo o sistema de telefonia cai e por consequência, a rede de internet, prejudicando o atendimento para quem usa cartões de débito ou crédito. “Olha, não sabemos mais a quem recorrer. A empresa simplesmente não respeita nós como consumidores e nunca ressarciu as perdas que tivemos”, reclama.
Revoltados com a situação, cerca de 100 moradores – incluindo os comerciantes -, acionaram a empresa de fornecimento de energia para o ressarcimento dos danos, já que, além de não restabelecer o fornecimento em tempo de garantir a preservação dos estoques, ela também apresentou qualquer justificativa para a demora na solução do problema.
Fonte: RDNews