Ministro dos Transportes deverá visitar Barra do Garças em fevereiro

Gazeta Digital

O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, firmou compromisso esta semana com o senador Wellington Fagundes (PR) de vir ao Estado de Mato Grosso vistoriar o andamento de algumas obras de infraestrutura e definir prazos para entrega.

O chefe da pasta deve vir acompanhado de membros da diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Quintella deve passar por Cuiabá e Barra do Garças, e visitar trechos da duplicação da BR 163. “Nós, do ministério, estamos satisfeitos com o ritmo da obra na rodovia, onde já foram entregues trechos restaurados e duplicados. Acredito que, no mais tardar, até o início de fevereiro iremos a Mato Grosso para tomar algumas decisões e definir o cronograma de conclusão”, explicou Quintella.

A duplicação da BR 163 é o tema mais debatido e para o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Dnit, Luiz Antônio Garcia, a obra deverá ser concluída este ano. “A restauração do pavimento do trecho entre Jaciara e a Serra de São Vicente está para ser entregue e outros trechos estão com obras em pleno andamento. Acredito que vamos ter, em 2017, a entrega total deste empreendimento”.

A duplicação de 117 quilômetros do trecho da BR-163, que liga Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) a Mato Grosso do Sul, foi entregue no ano passado pela Concessionária Rota do Oeste. O custo total da obra foi de R$ 310 milhões. As obras da duplicação já estão acontecendo desde 2010 e foram priorizados os trechos da Serra de São Vicente, travessias urbanas de Rondonópolis e Jaciara. O trecho de Jaciara até a Serra de São Vicente é o que será visitado pelo ministro.

Para Fagundes, a visita do ministro e do diretor do Dnit é um compromisso que demonstra o interesse do Governo Federal em ajudar na continuidade e no término dessas obras. “Convidei o ministro para ir a Mato Grosso para que ele possa vistoriar algumas obras que estão em andamento pelo Estado. Como é o caso da duplicação da BR 163 e o contorno viário de Barra do Garças, duas importantes obras para todo o Estado, que vão atender a população e facilitar o escoamento da produção agrícola, além de proporcionar mais segurança a todos”. Uma das grandes promessas em questão de obras é o contorno viário de Barra do Garças.

O projeto foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que terá novo ritmo de obras este ano. Já estão empenhados R$ 110 milhões para a continuidade da construção deste empreendimento tão sonhado pela população. “A obra está sob a responsabilidade do Dnit e tem recursos empenhados para a realização dela. O contorno é uma necessidade, visto que a região está em pleno desenvolvimento e o tráfego de veículos de cargas no centro das cidades de Barra do Garças e Aragarças é muito grande, trazendo grande transtorno à população”, explicou o republicano.