Cidade do Araguaia está há três anos sem homicídio
Agência da Notícia
Muitas são as mortes no Estado de Mato Grosso, e a maioria são homicídios, seja por assassinatos por dívidas no tráfico, mortes por encomenda ou até mesmo feminicídios. mas nem para todo mundo é assim, sendo que pelo menos 20% á 30% dos municípios do Mato Grosso não registram qualquer tipo de crime contra a vida.
Dessas cidades onde não há ocorrência de assassinatos, pelo menos 17 delas tem um índice melhor ainda, pois estão há mais de mil dias, ou três anos sem registro. Todas essas cidades tem um índice populacional baixo, sendo que não chegam aos 7 mil habitantes.
Para as autoridades locais, isso ocorre pela falta de influência do tráfico de drogas nessas localidades. pois segundo índices, gangues e drogas são a principal causa de homicídios em Mato Grosso.
Seria até melhor se o número de registros não tivesse caído em 2016, em relação aos anos de 2015 e 2014. Assim foram nove cidades a menos fazendo parte dessa estatística.
Para o professor do Núcleo Contra Violência e Cidadania da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e membro do Fórum Brasileiro de Segurança, o sociólogo Naldson Ramos, a presença de gangues e mercado ilegal de droga são problemas que contribuem com o elevado número de homicídios no Estado.