Estudo diz que usar muito redes sociais aumenta a solidão
Jornal Hoje
Um estudo feito por pesquisadores americanos e publicado em uma revista científica concluiu que algumas pessoas correm mais risco de se sentir solitárias do que outras. O mostrou que usar muito a rede social aumenta a sensação de solidão.
Os psicólogos americanos dizem que ficar mais de duas horas nos aplicativos de fotos e vídeos dobra os riscos de isolamento. A pesquisa, feita com quase duas mil pessoas entre 19 e 32 anos, diz que quanto mais online, sobra menos tempo para viver situações do dia a dia.
O estudo mostra ainda que a exposição de uma vida ideal nas redes sociais pode causar inveja, além de provocar sentimentos de rejeição quando a pessoa vê amigos em um evento para qual não foi convidada.
O psicólogo especialista em doenças digitais, Cristiano Nabuco, coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas da USP, explica que a rede social veio mesmo para ficar, mas tem que ter bom senso: “Quando que a gente percebe que cruzou a linha do bom senso? Exatamente quando você perde o controle da quantidade de vezes que você abre para ver tuas redes sociais. Eu canso de ver pessoas que estão guiando vendo rede social, no meio do cinema. Então, é como se as pessoas na verdade começassem a progressivamente perder o bom senso, colocando em risco não só sua saúde psicológica, mas também a vida de outros”.