Sema discute liberação do Parque Estadual na semana santa em Barra do Garças
Um dos pontos turísticos mais visitados de Barra do Garças, o Parque Estadual da Serra Azul, poderá ser liberado antes da Semana Santa. As tratativas para essa liberação trouxe à cidade, na sexta (17), o secretário-executivo da pasta de Meio Ambiente, André Baby. Ele se reuniu com representantes do Ministério Público Estadual (MPE) e da prefeitura para a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
A meta é reabrir o parque para o feriado religioso e garantir o acesso de fiéis à imagem de Cristo e de Nossa Senhora Auxiliadora, no alto da Serra Azul, uma tradição que já dura mais de 40 anos. Anualmente, na sexta-feira santa, cerca de 10 mil pessoas sobem a escadaria da fé para pagar promessas e agradecer por graças recebidas.
“Viemos para destravar o TAC para que possibilite no mais curto período de tempo possível a liberação da serra. A população tem cobrado isso e a determinação do governador Pedro Taques e do vice-governador e secretário de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, é para façamos uma junção de esforços junto aos setores da sociedade para apresentar um cronograma da reabertura do parque”, disse o secretário.
O prefeito Beto Farias (PMDB) explica que já tinha solicitado ao governador, em audiência na Capital, a reabertura do parque e voltou a pedir ao secretário André celeridade nos trâmites, para que a população possa cumprir o ritual religioso de subir os 1,2 mil degraus da escadaria da fé na sexta-feira santa. “Estamos confiante porque o governador foi sensível ao nosso pedido e já enviou o representante da Sema à Barra do Garças. Isso mostra a preocupação com o turismo regional.”
André Baby se reuniu no Ministério Público com a promotoria de Meio Ambiente, o prefeito, vereadores e representantes do trade turístico de Barra para encontrar uma saída urgente para do Parque da Serra Azul que, segundo levantamento da Sema, é o segundo local mais visitado do município depois do Parque das Águas Quentes. (Com RDNews/Francis Amorim)