PM de Barra do Garças realiza campanha “Maltratar Animais é Crime”
O 5º Comando Regional da Polícia Militar em Barra das Garças realizou neste sábado (27), a campanha “Maltratar Animais é Crime”. O evento teve como objetivo conscientizar a sociedade, por meio de uma blitz educativa, sobre os direitos dos animais. O evento teve como parceria a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subseção do município.
Na ocasião, militares e representantes da OAB fizeram adesivagem de veículos com material de repressão contra os maus tratos de animais, com dados para prover denúncias, em caso de ocorrência. Além disso, militares explanaram a importância de denunciar maus-tratos ou crueldade contra animais, já que o Brasil possui legislação pertinente e autoridades competentes que são responsáveis pela manutenção da lei e punição de crimes.
A Polícia Militar reforça que no caso de maus tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, utilização em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados (tração), rinhas, vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência, ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.