Projeto ambiental retira mais de uma tonelada de lixo do rio das Mortes

Mais de uma tonelada de lixo foi retirada do rio das Mortes, em Nova Xavantina, durante o 24º mutirão do projeto “O Rio Limpo, o Rio Bonito”, encerrado neste domingo (7). Os voluntários percorreram cerca de 200 km rio abaixo por uma semana, recolhendo o lixo deixado por turistas ou que acumularam às margens ou em pontos de acampamentos.

O projeto teve início, em 2005, por um grupo de voluntários com o objetivo de garantir as belezas naturais de um dos rios mais conservados do país. Desde o lançamento, o mutirão tem percorrido o rio das Mortes para mantê-lo limpo e preservado.

O 24º mutirão começou no sábado (29) e foi encerrado neste domingo com a chegada em Nova Xavantina da caravana que estava no trecho. Além da retirada de mais de uma tonelada de lixo, os voluntários coletaram amostras da água para análise do campus da Unemat, parceria do projeto.

De acordo com levantamento do “O Rio Limpo, o Rio Bonito”, desde 2005 o grupo já percorreu cerca de 11 mil km e recolheu cerca de 13 mil toneladas do rio das Mortes. Além do trabalho de campo, o projeto realiza aulas de educação ambiental, com apresentações de teatro de fantoches e distribuição de cartilhas educativas na busca de conscientizar o cidadão da necessidade de preservação do rio. (RDNews com informações do NX1)

336x280ad

Posts Populares