Moradores de Paredão ficam sem energia por mais de 24h e cobram concessionária
RDNews
Os moradores do distrito de Paredão Grande na BR-070, a 93 km de General Carneiro, voltaram a ficar sem energia elétrica por um longo período, no último final de semana. Foram interrupções, na sexta (16) e no sábado (17), se estendendo até o domingo (18). Eles ainda aguardam por explicações por parte da Energisa Mato Grosso, concessionária responsável pelo abastecimento de energia em Mato Grosso.
Segundo os moradores, o primeiro apagão ocorreu das 9h as 15h, na sexta, contudo, no sábado um novo blecaute foi registrado por volta das 14h e se estendeu até domingo as 15h30. Segundo eles, vários comunicados foram feitos à concessionária, porém, o fornecimento de energia só foi regularizado 25h depois.
Este é o terceiro apagão registrado neste ano. O primeiro aconteceu entre 4 e 5 de janeiro, afetando o distrito por mais de 72h e causando um prejuízo de aproximadamente R$ 6 mil aos comerciantes. Em março de 2015, a zona rural de General Carneiro, Araguaiana e Pontal do Araguaia já tinham ficado três dias sem energia, com os maiores reflexos no distrito de Paredão Grande.
À época, as prefeituras informaram a perda de medicamento e vacinas nos postos de saúde, merenda escolar, alimentos e estoques perecíveis, como carnes, sorvetes e picolés. Ações foram movidas contra a empresa e alguns comerciantes foram ressarcidos, no entanto, mais prejuízos foram acumulados nas duas últimas vezes.
Situação caótica
Segundo o empresário João Paulo Souza Borges, a preocupação não é com o ressarcimento dos prejuízos, mas, com a solução definitiva do problema. “As perdas materiais são grandes, mas a pior é a do cliente. Quem chega aqui no comércio e encontra uma situação como a que ocorreu no final de semana, não volta mais. Essa é a nossa preocupação. Tudo para”, ressalta.
O empresário informa que várias ações já foram movidas contra a Energisa, mas nenhuma será tão importante quanto a própria ação da concessionária no fornecimento de energia regular para a comunidade. “Queremos que todos tenham energia 24h e não sejam penalizados como vem ocorrendo corriqueiramente. Perdemos carnes, salgados, sorvetes e não tínhamos como servir um refrigerante para a pessoa que vem aqui. Isso revolta”, explica.
De acordo com os moradores, a rede que abastece Paredão Grande parte da regional de Rondonópolis, com início em Guiratinga, passando por Tesouro, o povoado de Batovi e finalizando no distrito. “Ou seja, uma ponta de linha sujeita a esses problemas”, diz um morador, que preferiu não se identificar.
Os prejuízos acumulados ainda estão sendo contabilizados para serem apresentados à empresa. Somente no comércio do empresário João Paulo, os estragos devem chegar a mais de R$ 5 mil.
Outro lado
Ao RDNews, a assessoria da Energisa informa que a empresa não deixou a situação à revelia e que uma equipe trabalhou incessantemente durante todo o final de semana. De todo modo, a assessoria se comprometeu enviar nota detalhando o posicionamento da concessionária, contudo, até a publicação desta matéria nada foi encaminhado. (Com Assessoria)