Piloto e copiloto de avião interceptado com mais de 600 kg de cocaína são presos

A Polícia Federal prendeu, no início da noite desta segunda (26), o piloto e o copiloto do avião bimotor interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB), no fim de semana, com 634 kg de cocaína, em Jussara, na região Noroeste de Goiás. A informação foi obtida pelo site G1 de Goiás, em reportagem de Vanessa Martins e Elisângela Nascimento.

Segundo apurou a TV Anhanguera, os dois ocupantes da aeronave disseram à PF que trouxeram a droga da Bolívia e que, ao contrário do que a FAB divulgou, não estiveram na fazenda Itamarati Norte, em Mato Grosso, arrendada para a empresa Amaggi, da família do ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP).

Detidos em Itapirapuã, a 40 km de Jussara, eles também informaram que tinham como destino o município goiano. Piloto e copiloto foram transferidos para a Superintendência da Polícia Federal, em Goiânia, onde chegaram por volta de 20h50. A PF ainda não divulgou as identidades dos dois presos.

A aeronave foi interceptada, na tarde de domingo (25), em uma operação conjunta entre a FAB e o Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer), na zona rural de Jussara, que fica a cerca de 225 km de Goiânia. Inicialmente, a FAB afirmou que o piloto da aeronave disse ter decolado da Fazenda Itamarati Norte. No entanto, nesta tarde, o órgão divulgou nota oficial informando que “a confirmação do local exato da decolagem fará parte da investigação conduzida pela autoridade policial”.

No perfil do Facebook, Blairo postou que “está acompanhando as investigações da FAB sobre o local de decolagem da aeronave”. Afirma que, quando houver uma confirmação, informará. Ele comenta ainda que a “fazenda é extensa e vulnerável à ação do tráfico internacional”.

“Quanto ao caso, esclareço que NÃO há provas de que a aeronave partiu do destino citado. A informação foi dada pelo piloto para a Força Aérea Nacional- FAB, quando questionado sobre a origem da decolagem. Mas, a FAB, percebeu que havia discrepância de informações e, rapidamente, solicitou o pouso no aeródromo de Aragarça, GO. Porém, ao invés de pousar no local, arremeteu. Mesmo assim, o piloto da FAB comandou a mudança de rota e solicitou o pouso, porém o avião interceptado não respondeu”, explica na rede social.

RDNews