Morre o ex-delegado e ex-secretário Aldemar Guirra

Morreu neste domingo (30), em Goiânia, o ex-secretário de Segurança Pública do Estado, delegado aposentado Aldemar de Araújo Guirra, de 75 anos. Ele estava internado em uma UTI na Capital de Goiás para tratamento de um problema renal agravado pelo diabetes. Ele deixa esposa Maria Celeste Saad Guirra e três filhos, um homem e duas mulheres.

Aldemar Guirra foi por diversas vezes delegado regional e secretário de Segurança Pública de Mato Grosso em duas oportunidades na década de 1980, no governo Wilmar Peres (falecido) e depois no começo do primeiro mandato do ex-governador Dante de Oliveira (falecido). O delegado foi também vereador e presidente da Câmara de Barra do Garças e chegou a concorrer a prefeitura em 1982.

O ex-secretário vinha lutando há vários meses contra o diabetes e teve o quadro de saúde debilitado por uma crise renal que o obrigou a ser levado para Goiânia, onde estava internado nos últimos dias. Há uma semana, os rins paralisaram e Guirra tentava sobreviver na UTI. Neste domingo, foi comunicado o seu falecimento.

O corpo de Aldemar Guirra será velado no plenário da Câmara Municipal, onde se tornou conhecido por ter liderado o processo de cassação do ex-prefeito Paulo César Raye em 1992 e depois ter promovido no Congresso Nacional, a 1ª Feira da Corrupção do país, expondo documentos que fundamentaram a cassação de Raye por corrupção. Á época, Guirra se autodenominava “veneno contra rato”, numa alusão a caça de políticos corruptos.

Governador lamenta morte

O governador Pedro Taques (PSDB) lamentou a morte do delegado aposentado, ex-vereador e ex-secretário Estadual de Segurança Pública Aldemar Araújo Guirra.

“Aldemar Guirra contribuiu de forma significativa para o crescimento e fortalecimento da Polícia Judiciária Civil em Mato Grosso. Que sua família receba as condolências em nome do Governo do Estado”, disse o governador. (FA/RDNews)