Estado e município firmam termo de cooperação de manutenção da Serra Azul

O secretário estadual de Meio Ambiente, vice-governador Carlos Fávaro e o prefeito Beto Farias, assinaram nesta sexta (4) um termo de cooperação técnica para a manutenção do Parque Estadual da Serra Azul, interditado em outubro de 2014 por recomendação do Ministério Público Estadual (MPE).

Além de Estado e município, o termo inclui também a Associação Amigos dos Animais (AAA), entidade não governamental de proteção e amparo de animais, que ficará responsável pelo combate aos focos de queimadas e incêndios na área de preservação ambiental. A entidade possui uma brigada de combate a incêndio e já vinha atuando no parque há pelo menos cinco anos.

Ao Estado caberá a gestão do parque e ao município a responsabilidade de manter as estradas de acesso ao Mirante do Cristo preservadas. Atualmente, por força da interdição e por ser uma área estadual, a Prefeitura enfrentava dificuldades para restaurar as estradas e dar condições de trafegabilidade. Contudo, a assinatura do termo quebra essa barreira.

“Mesmo interditado, muitas pessoas precisam ir até o parque para manutenção nas antenas repetiras de sinais de TV e rádio, e não tínhamos autorização para a subida do maquinário, não havia como recuperar as estradas. Com esse termo de cooperação, o trabalho da secretaria de Transportes será facilitado”, frisou o prefeito Beto Farias.

O vice-governador Carlos Fávaro informou que o termo é o primeiro passo para a liberação do Parque da Serra Azul. Segundo ele, as obras de reestruturação estão sendo executadas pelo Ministério Público Estadual (MPE), com previsão de término para o final do ano. Ele espera por mais celeridade das obras para a visitação pública, pois, o local é um dos pontos mais visitados de Barra do Garças e vem recebendo constantes cobranças.

O Parque da Serra azul foi interditado por determinação do MPE para que uma série de obras estruturais sejam executadas e possa garantir o acesso público sem agressão a natureza e com segurança aos visitantes.