Ibama e PM apreendem pescado ilegal e tartarugas no Araguaia; 3 acabam presos

Uma operação integrada realizada pelo 5º Comando Regional da Polícia Militar e Ibama entre os dias 1º a 6 deste mês, no rio Araguaia, na região de São Félix do Araguaia (1.132 km de Cuiabá), resultou na prisão de três pessoas e apreensão de 60 kg de pescado e 27 tartarugas. As apreensões ocorreram no período da piracema, que é proibitivo em Mato Grosso.

De acordo com a PM, policiais militares e fiscais do Ibama realizaram uma fiscalização de rotina no rio, quando três pessoas foram flagradas em uma embarcação. Ao verificar o barco e pertences dos suspeitos, foram encontrados o pescado e as tartarugas.

As três pessoas, dois homens de 64 e 31 anos, e uma mulher de 27, foram autuadas em flagrante pela prática de crime ambiental e encaminhadas a Delegacia da Polícia Civil em São Félix do Araguaia.

Além da apreensão do pescado e das tartarugas, a fiscalização apreendeu ainda um barco, três canoas de madeira, dois motores de popa, 22 redes e duas tarrafas que estavam sendo utilizadas na pesca predatória. A embarcação, conforme a Polícia Militar, foi incendiado às margens do Araguaia pelo Ibama, de acordo com portaria do órgão, que prevê a destruição desse tipo de equipamento.

As tartarugas apreendidas foram devolvidas ao rio Araguaia. (FA/RDNews)