Secretário diz que meta de construir UPA está concluída; creches estão em obras
Francis Amorim/RDNews
O ano ainda não acabou e Barra do Garças continua com várias frentes de serviços com a execução de obras estruturais em vários bairro. O cenário poderia ser diferente em um ano onde a maioria dos municípios foi obrigada a paralisar obras por falta de recursos, porém, todos os setores foram contemplados.
Segundo o secretário de Planejamento Urbano e Obras, Agvailton Alves Júnior, o cronograma de projetos estabelecidos no início do ano pelo prefeito Roberto Farias (PMDB) está sendo efetivado. Ele apontou a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) como a principal meta cumprida neste ano.
Com orçamento estimado em R$ 33,8 milhões para 2017, a secretaria investiu na pavimentação de 70 vias públicas em vários bairros; na construção em parceria com o governo federal de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), na aldeia Xavante Namunkurá; na execução de mais três UBSs nos bairros Santo Antônio, São Benedito e Nova Barra; na reforma e ampliação de escolas; na reforma do ginásio de Esportes Arnaldo Martins, do Cecap (sede da secretaria de Saúde) e do Centro de Fisioterapia Dom Aquino Correa; na reforma do Parque das Águas Quentes com a construção da nova portaria, vestiários e banheiros; construção de bueiros, meios-fios e galerias de águas pluviais; construção e reformas de pontes e recuperação de estradas vicinais.
Obras em execução
Além das obras concluídas, a secretaria de Planejamento Urbano e Obras está construindo uma nova creche no Jardim Nova Barra, e retomou no mês passado as obras da creche do bairro Solar Ville, com capacidade para 350 crianças, que estavam paralisadas desde o ano passado. “As parcerias firmadas com os governos estadual e federal garantiram a continuidade dessas obras sem prejuízo à população. Os avanços foram em todos os setores”, destacou Agvailton.
UPA
Principal meta para 2017, a UPA acabou de ser entregue à secretaria de Saúde para entrar imediatamente em funcionamento. Com um investimento de R$ 3,3 milhões, a unidade chega para pôr fim às filas no Hospital e Pronto-Socorro Municipal Milton Morbeck, responsável também pelo atendimento de 33 municípios de Mato Grosso e Goiás.
A UPA funcionará 24 horas, de segunda a segunda para atender aos usuários em necessidades de pronto atendimento em qualquer situação de emergência.