Levantamento aponta redução de 44% de homicídios e melhor cidade do Estado

A região de Barra do Garças conseguiu reduzir em 44% o número de homicídio em 2017. Os números são do 5º Comando Regional da Polícia Militar, divulgados nesta terça (2). A região tem o menor índice de crimes contra a vida no Estado.

Segundo o comandante regional da PM, tenente-coronel Izac Prado, em Barra, Araguaiana, Pontal do Araguaia, General Carneiro, Torixoréu, Novo São Joaquim e Ribeirãozinho, foram registrados apenas nove homicídios ano passado, o que corresponde a 44% menor em relação a 2016.

O comandante fez um comparativo com outras regiões, como Sinop, onde foram registrados 118 homicídios; Rondonópolis, 98; Alta Floresta, 52, e Água Boa, 27. “É a menor redução de homicídio desde 2013”, comemora Prado, que apresentou gráficos.

Além de crimes contra a vida, o 5º Comando Regional Leste reduziu também o índice de roubos, com uma queda de 33% em relação a 2016. “Esta redução da criminalidade é fruto do trabalho que é realizado diariamente em toda a região, com policiamento ostensivo, respeito ao cidadão e interação com a comunidade.”

União

Para o prefeito Beto Farias (MDB), a redução da criminalidade no município e região é justificada pela união dos Poderes. Segundo ele, a prefeitura sempre colaborou com as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal (PRF) por entender que é preciso apoiar as ações que refletem diretamente na segurança da sociedade.

“Hoje existe o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) com essa finalidade. Discutir a segurança pública na cidade, estreitar os laços com os Poderes e buscar soluções para o combate da violência. Para Barra do Garças é um orgulho ser a região com o menor índice de homicídio e roubos em Mato Grosso”, destaca. (FA/RDNews)