Justiça ordena bloqueio de bens de R$ 78 mil de ex-prefeita e esposo por nepotismo
A Justiça determinou o bloqueio de bens da ex-prefeita de Nova Nazaré, Railda de Fátima Oliveira (PSD) e seu marido, Adercino Xavier Carvalho, no valor de até R$ 78 mil para o ressarcimento de possíveis danos ao erário. A decisão é do juiz da 1ª Vara Cível de Água Boa, Alexandre Meinberg Ceroy, datada de 2 de fevereiro.
A então prefeita foi alvo de ação civil pública pelo Ministério Público Estadual (MPE) pela prática de nepotismo no exercício do cargo (2009 a 2016) pela nomeação de Adercino para o cargo de assessor de gabinete, violando o princípio da moralidade. Além da contratação, Railda determinou o pagamento de diárias irregulares ao marido e também teria se utilizado do veículo oficial do município para fins particulares.
O magistrado determina também, de forma provisória, a indisponibilidade de veículos, gado e valores em contas bancárias do casal para eventual ressarcimento dos danos. A decisão cabe recurso.
Outro lado
Em nota, a ex-prefeita creditou a ação civil pública do MPE a uma denúncia feita em 2009 pelo vereador João Filho pelo fato do seu esposo à época, ocupar o cargo de chefe de gabinete de Novas Nazaré. Segundo ela, medidas foram tomadas logo após o fato.
“É importante dizer que o Adercino foi exonerado logo após o recebimento da denúncia e orientação da promotoria de Água Boa. Isso se deu somente por precaução, já que entendo não caracterizar a prática de nepotismo a ocupação do cargo pelo meu esposo. Vale dizer ainda que todas as demais informações prestadas na denúncia não retratam a realidade vivenciada naquele período, o que será devidamente comprovado durante o trâmite da ação com a tomada de todas as medidas pertinentes após a minha notificação”, justificou. (RDNews com informações da Interativa FM)