Suspeito de integrar Comando Vermelho e receber orientação é preso em Barra
A Polícia Militar cumpriu no final da tarde desta quarta (21), em Barra do Garças, mandado de prisão contra G.C.A.S., de 22 anos, suspeito de integrar a organização criminosa desarticulada na semana passada pela operação 10º Mandamento, deflagrada em Mato Grosso, Goiás e Paraná.
Segundo a PM, o jovem, conhecido como Sabiá, estava nos fundos de casa, no bairro Jardim Nova Barra, e no momento do cumprimento do mandado, não resistiu à prisão. Ele é apontado como um dos membros do Comando Vermelho e recebia orientações de dentro dos presídios comandados pela facção para ações delituosas na região.
A operação 10º Mandamento foi realizada na quarta passada (14), para o cumprimento de 51 ordens judiciais, sendo 39 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara criminal de Cuiabá, contra membros da facção que vinha atuando em Mato Grosso, Goiás e Paraná.
A organização é apontada como autora dos atentados às viaturas do Centro Socioeducativo, disparos de armas de fogo na 1ª Delegacia da Polícia Civil e à Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, e atentado com coquetel molotov à casa de um agente prisional em Barra do Garças.
A partir das investigações dessas ações, a Polícia Civil descobriu que os ataques foram ordenados pelo Comando Vermelho, que possuía a base central na Penitenciária Federal de Catanduvas (PR) e sub-bases nos presídios de Cuiabá, Água Boa e Rondonópolis, e nas cadeias de Barra do Garças e Aragarças (GO). (FA/RDNews)