Beto e prefeitos do Araguaia cobram recursos para hospitais da região a bancada federal

O prefeito de Barra do Garças, Beto Farias (MDB), foi o porta-voz dos prefeitos do Vale do Araguaia em uma reunião nesta terça (8), em Brasília, com a bancada federal de Mato Grosso, que resultou na cobrança de recursos para os hospitais regionais depois da exclusão da região das emendas impositivas ao Orçamento Geral da União.

Ao cobrar os recursos para os hospitais, o prefeito lembrou que o Vale do Araguaia foi prejudicado porque não tem um representante da própria no Senado ou na Câmara Federal e pediu aos senadores e deputados que se sensibilizasse com os problemas que o Araguaia enfrenta para manter o atendimento nos quatro hospitais regionais.

“Queremos sensibilizar os deputados e senadores a rever a questão. No Araguaia são quatro hospitais prejudicados que atendem uma população de quase 300 mil habitantes em Mato Grosso e cerca de 20 mil em Goiás. Somente em Barra do Garças são 91 mil cartões do SUS –Sistema único de Saúde – e infelizmente, fomos prejudicados na distribuição dos recursos que garantiram o atendimento dessa população”, disse.

Como presidente do Consórcio Garças-Araguaia, Beto Farias da bancada a liberação de recursos ao menos para o pagamentos dos fornecedores de materiais de consumo e medicamentos, pois, somente no Hospital Regional de Barra do Garças, que atende média e alta complexidade, são gastos mais de R$ 700 mil. “Somos municipais somente para custear as despesas e regional para atendermos a todos”, disse.

A bancada federal resolveu atender os Consórcios de Saúde do Vale do Araguaia com a inclusão dos hospitais nas emendas impositivas e, consequentemente, a liberação de recursos para os custeios.