Em MT, 80 pessoas morreram em acidentes de trânsito até fevereiro de 2018
Do G1 MT
Mato Grosso registrou 80 mortes por acidentes de trânsito até fevereiro deste ano, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT). No ano passado, de janeiro a dezembro, 586 pessoas morreram no estado.
Ao todo, o estado teve 3.949 mil acidentes de trânsito entre janeiro e março de 2018. O número é 4,5% a menos que no mesmo período do ano passado, quando 4.139 mil ocorrências foram registradas.
A maior parte dos acidentes ocorreram em Cuiabá e Várzea Grande, na região metropolitana da capital. Nos dois municípios, foram registrados 149 acidentes no ano passados.
A principal causa apontada pelo governo é a imprudência ligada ao excesso de velocidade e ao consumo de bebidas alcoólicas.
Lei Seca
No último feriado prolongado, a Operação Lei Seca, realizada na avenida Beira Rio, prendeu 12 pessoas por conduzir veículo sob efeito de álcool. Além das prisões, 33 veículos foram apreendidos.
Pela Lei Seca, o motorista é preso quando apresenta mais de 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido no bafômetro. Ele é punido com multa de R$ 2.934,70. O condutor também deixa de poder dirigir por um ano, mas a proibição só passa a valer quando não couber mais recurso.
A pena é de detenção de seis meses a três anos. Quando a quantidade de álcool detectada for abaixo de 0,33mg/l, o condutor é autuado, tem CNH retida e paga multa.
Seis veículos também foram apreendidos pela blitz. O único motorista que não pagou fiança será encaminhado para audiência de custódia em Cuiabá.