Número de homicídios volta a crescer na região do Norte Araguaia

Após o registro de uma leve queda no número de homicídios em 2016 na região Norte Araguaia os casos voltaram a crescer. Pelo menos é o que mostra o relatório anual divulgado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, ao todo, foram 77 casos ao longo do ano passado nos municípios que compõe a micro-região.

A região tem dois Batalhões da Polícia Militar, que coordenam o policiamento, um deles em Vila Rica e o outro em Água Boa. Em Vila Rica foram registrados 40 homicídios ao longo do ano de 2016, número que subiu para 48 em 2017. Os dados englobam registros de municípios como Santa Terezinha, Confresa e Porto Alegre do Norte.

Já no Comando de Água Boa foram registrados 19 homicídios em 2016, contra 29 em 2017. Um aumento de superior a 40% que preocupa as autoridades, mas que de acordo a Polícia Militar, na maioria dos casos está relacionado ao tráfico de drogas. Mortes por dívidas ou disputa de território para a venda dos entorpecentes.

Ao todo foram registrados 59 homicídios no Norte Araguaia em 2016 e 77 em 2017, aumento de aproximadamente 25% dos casos na região. Estes dados são equivalente as ocorrências registradas como “Homicídio Doloso”, quando a intenção de matar. Um outro caso foi registrado em Vila Rica em 2017 como “Latrocínio”, que é o roubo seguido de morte, um caso também foi registrado em Água Boa.

Os dados foram entregues ao secretário estadual de segurança pública, Gustavo Garcia, que irá junto a equipe dele analisar os mesmos e definir estratégias para diminuir os índices de criminalidade na região, começando, segundo ele, por operações da Polícia Militar em parceria com a Polícia Civil.

FONTE: AMZ Noticias com Pedro Couto