Ataque de porcos selvagens destrói 15% de lavoura de milho de produtor

Do G1 MT

Um ataque de porcos do mato destruiu 15% da lavoura de milho de um produtor em Água Boa. O problema é grave e recorrente no leste de Mato Grosso.

As imagens de drone mostram a área cultivada com milho, com mais de 600 hectares. Do alto é possível perceber os estragos causados pelos porcos do mato. A estimativa do produtor é de que pelo menos 15% da área estejam perdidos por causa da passagem dos animais, que se alimentam do milho e abrem verdadeiras clareiras nas lavouras.

De acordo com o agrônomo que atende a fazenda, o prejuízo deve aumentar ate a colheita que será feita daqui a um mês e meio. A redução de área no milharal pode chegar a 30%.

Na região, os produtores querem providências das autoridades para que esses animais possam ser controlados. Atualmente a legislação proíbe o abate de espécies nativas, como os queixadas e catetos, que também causam grande destruição nas lavouras.

Um projeto de lei de 2016, que muda algumas regras para a caça de animais silvestres ainda está em tramitação em comissões na Câmara dos Deputados.

No caso de ataques provocados por javalis ou javaporcos, que são espécies exóticas consideradas invasoras, a caça pode ser feita mediante autorização e acompanhamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).