Mendes: “Taques foi pego de calças curtas e usa tática de Lula”

Mídia News

O candidato ao Governo Mauro Mendes (DEM) disse que o governador Pedro Taques (PSDB) repete a estratégia usada pelo ex-presidente Lula (PT), ao dizer que não sabia de um esquema de Caixa 2 em sua campanha eleitoral, em 2012.

O episódio foi delatado pelo empresário Alan Malouf, que teve seu acordo de delação homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Malouf afirma que captou R$ 10 milhões em recursos não contabilizados para a campanha de Taques ao Governo.

“Vi o governador por várias vezes criticar o Lula porque ele sempre usava essa desculpa de ‘ah, não sei de nada’. Será que ele não repete a mesma história do nosso ex-presidente?”, questionou Mendes.

“Normalmente essa é a estratégia daqueles que são pegos de calças curtas. Ao invés de falar a verdade, usam essa estratégia: ‘Não sei de nada, minhas contas foram aprovadas’. Essa história a gente escuta todo dia quando mostram um caso de corrupção na política. Esse é um velho jargão usado”, disparou o ex-prefeito.

Mendes afirmou ainda que cabe ao governador dar declarações à sociedade a respeito dos fatos expostos por Alan Malouf.

No entendimento do ex-prefeito, se o ministro Marco Aurélio do STF deu aval ao acordo de colaboração é sinal de que Malouf apresentou provas de um suposto esquema de caixa 2 na eleição passada.

“Só entendo que se o STF homologou, se o MPF – que é uma instituição de alta credibilidade – homologou uma delação é porque algo de concreto, provas robustas devam ter sido apresentadas. Mas quem tem que falar sobre isso são as pessoas envolvidas”, disse o ex-prefeito.

Participação em campanha

Mendes, que era aliado de Taques na campanha eleitoral de 2014, afirmou que – ao contrário do que é alegado pelo governador – Malouf de fato era responsável por coordenar o financeiro da campanha.

“Participei da campanha e não tem como dizer algo diferente disso, porque aí não seria verdade. Malouf era sim a pessoa responsável por gerenciar pagamentos da campanha”.