PF cumpre mandados em quatro estados e no DF durante operação contra organizações criminosas
G1 MT
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (21) a operação “Nascostos” que cumpre mandados em três estados contra crimes de estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso e organização criminosa com associação para o tráfico de drogas. São nove mandados de prisão temporária, 27 de busca e apreensão e oito de sequestro e bloqueio de bens.
De acordo com a Delegacia de Sorocaba (SP), além de São Paulo, há equipes em do Paraná, Rio de Janeiro, Acre e Distrito Federal. Segundo a PF, as investigações começaram em 2017 no município de Sorocaba.
Durante o trabalho, a PF descobriu que os criminosos se passavam por magistrados federais, usando documentos falsos como cartões de crédito, para comprar passagens aéreas para terceiros dizendo que iriam representar a Justiça Federal.
Ainda conforme a PF, os investigadores comprovaram a existência de uma organização criminosa com bases em São Paulo, Campo Grande e Cuiabá, mas que atuava em todo o Brasil e até em outros países.
A partir do uso de documentos falsos, além de comprar passagens aéreas, os criminosas alugavam e não devolviam veículos, faziam reserva de hotéis e financiamentos. Também há indícios de que as organizações possam ter ligação com facções criminosas.
De acordo com a PF de Sorocaba, algumas pessoas beneficiadas pelas passagens e carros alugados foram presas por tráfico de drogas. Alguns dos investigados já respondem pelos crimes de homicídio e tráfico de drogas, e há indícios de transações financeiras internacionais.
Nascostos, nome dado a operação, significa “ocultos” em italiano e faz alusão ao modo de operação utilizado pela organização criminosa para a prática dos crimes.