Trecho da BR-158, próximo à Barra, é um dos piores do país, diz CNT
G1 GO
O trecho da BR-158, entre Jataí e Piranhas, na região sudeste de Goiás, é a segunda pior ligação rodoviária do país, segundo levantamento da Confederação Nacional do Transporte (veja ranking abaixo). Entre os 109 perímetros analisados, os 180 km do percurso só não são piores do que quatro estradas que ligam Natividade(TO) a Barreiras (BA).
Em nota ao G1, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que a base usada pelo órgão e pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil para definir os investimentos em melhorias nos mais de 52 mil quilômetros de rodovias sob sua jurisdição é o ICM – Índice de Condição da Manutenção -, desenvolvido para planejar, com base em dados técnicos próprios, os investimentos federais.
“Este índice também facilita a tomada de decisões rápidas sobre intervenções emergenciais. Possui metodologia consolidada, definida a partir de pesquisas feitas pela Autarquia há muitos anos em sua malha, que abrange apenas rodovias federais. Sua primeira edição foi divulgada no início de outubro de 2017 e a segunda em outubro deste ano, com base em levantamentos permanentes. Os parâmetro utilizados pela CNT para realizar seu levantamento não são os mesmos utilizados pelo DNIT. Desta forma, só nos posicionamos sobre os índices levantados pela Autarquia e em relação às intervenções em curso”.
“A rodovia citada [BR-158] possui dois contratos de CREMA ativos, do segmento entre o km 0 e km 277. Esses contratos envolvem os serviços de manutenção e restauração da via”, afirma a nota.
O caminhoneiro João Gabriel Assis, que utiliza a BR-158 com frequência, afirma que teme acidentes graves. Ele diz que tem que invadir a pista contrária para não cair em crateras abertas no asfalto.
“Se ele não desviar ele rebenta o caminhão. Corre o risco de tombar porque a carga é pesada, e estamos correndo risco de vida nas rodovias”, desabafou.
A CNT analisou 109 ligações rodoviárias – que são todas as extensões formadas por uma ou mais rodovias federais e estaduais pavimentadas que possuem grande importância socioeconômica e volume significativo de veículos e passageiros, ligando um ou mais estados. A melhor ligação foi entre São Paulo e Limeira, na Grande São Paulo, que foi avaliada como “ótima”.
Ranking
3 melhores
São Paulo (SP) – Limeira (SP) – SP-310/BR-364/SP-348
Campinas (SP) – Jacareí (SP) – SP-065/SP-340
Bauru (SP) – Itirapina (SP) – SP-225/BR-369
3 piores
Natividade (TO) – Barreiras (BA) – BA-460/BR-242/TO-040/TO-280
Jataí (GO) – Piranhas (GO) – BR-158
Marabá (PA) – Dom Eliseu (PA) – BR-222
Dos 213 mil quilômetros de rodovias pavimentadas no país, foram avaliados 107 mil quilômetros. Segundo o estudo da CNT, 57% das rodovias brasileiras apresentam algum tipo de problema. Para solucionar todos eles, conforme o levantamento, seriam necessários R$ 48 bilhões.