Procedimento neurocirúrgico realizado pela equipe médica do Pronto Socorro salva a vida de paciente de 42 anos na Barra
Francis Amorim – Secom-BG
Um procedimento cirúrgico realizado em um paciente de 42 anos, no Hospital e Pronto Socorro Milton Morbeck, será um marco na história da medicina em Barra do Garças. A neurocirurgia, que durou cerca de 5 horas, foi comandada pela equipe do Dr. Antônio Roberto, recém-chegado à cidade.
O paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), atendido pela equipe médica, e identificado com um hematoma craniano, foi encaminhado imediatamente ao Pronto Socorro para uma avaliação do neurocirurgião. Diante do quadro grave, a equipe determinou a intervenção neurocirúrgica imediata.
Na madrugada desta quinta-feira (25), os médicos realizaram o procedimento, uma drenagem de hematoma subdural agudo com craniectomia descompressiva neurocirúrgica, que salvou a vida do paciente, que teria antes como única solução a transferência para Cuiabá para a realização da cirurgia.
O paciente não reunia condições clínicas para chegar a transferência diante da complexidade do caso, no caso a Cuiabá, para onde seria regulado.
A equipe do neurocirurgião Dr. Antônio Roberto trabalhou durante toda a madrugada para atender o paciente, com sério risco de morte. A neurocirurgia durou mais de 5 horas e neste momento o paciente encontra-se aos cuidados da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a estabilização do seu quadro clínico.
O Dr. Wilson Vilela, diretor-clínico da UPA comemorou o feito. Segundo ele, o feito é histórico, pois esse tipo de neurocirurgia não era realizada em Barra do Garças e mostra que a equipe neurocirurgiã está capacitada para tentar a última esperança desse tipo de paciente.
“Se ele não tivesse passado pelo procedimento, poderia ter ido a óbito nesta manhã. O quadro ainda é crítico, mas a equipe médica atuou com profissionalismo e dedicação para salvar a vida dessa pessoa.”, disse o Dr. Wilson.