Revitalização da Avenida Beira-Rio é aprovada em Brasília e obras podem ser licitadas
Assessoria
As obras de revitalização da Avenida Beira Rio, em Barra do Garças, já podem ser licitadas pela Prefeitura Municipal. A homologação do projeto pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) aconteceu na quinta-feira (16), e foi comunicada ao senador Wellington Fagundes (PR-MT), que levou o feito para conhecimento da população, em pronunciamento nesta sexta-feira, 17, no plenário do Senado, durante sessão que contou com a presença da secretária de Turismo do município, Mônica Porto.
A aprovação, segundo o senador, oficializa os recursos necessários para as obras – grande parte assegurados por meio de emenda ao Orçamento da União. Ao todo, serão executados, de acordo com o projeto, 3 mil metros de parque linear às margens do Rio Garças, composto de pista de caminhada, ciclovia, aparelhos de ginástica, pontos de contemplação, quiosques, pontos de pesca. Essa avenida passa pelo Porto do Baé, ponto de lazer que atrai inúmeros turistas.
“Toda Barra do Garças, com certeza, festejará essa obra” – disse o senador, acreditando que as inaugurações possam ocorrer em pouco mais de um ano. Ao todo, a obra está orçada em R$ 13 milhões, dos quais, mais da metade é proveniente de emenda parlamentar de Wellington.
Ao apresentar o comunicado da aprovação do projeto, Fagundes destacou que a obra representa “um sonho acalentado”, e destacou ainda sua alegria por ter sido partícipe da iniciativa. Também, da tribuna, cumprimentou o prefeito Roberto Farias e o vice-prefeito Wellington Marcos que, segundo ele, “nunca desanimaram ante as dificuldades da burocracia” e que foram “firmes e determinados, fazendo a coisa certa”.
O republicano aproveitou para exaltar as belezas da cidade e da região do Araguaia. “Barra do Garças é a cidade onde temos o encontro do Rio Araguaia com o Rio Garças, em três cidades: Barra do Garças, Pontal do Araguaia, em Mato Grosso, e Aragarças, em Goiás”. Também convidou demais senadores e os brasileiros que assistiram ao pronunciamento pela TV Senado e pela Rádio Senado a conhecerem o município.
Além da obra, Barra do Garças deverá receber, no decorrer dos próximos dois anos, algo em torno de R$ 35 milhões em investimentos para obras de ampliação do seu aeroporto, que conta com capacidade de operação para aeronaves de grande porte. Na quinta-feira, também foi assinada pela Secretaria de Aviação Civil a outorga do aeródromo para a Prefeitura Municipal. Os recursos programados sairão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Aviação Regional. Segundo Wellington, o aeroporto será “fundamental e estratégico” para Mato Grosso, já que a cidade está localizada a 500 quilômetros de Cuiabá.