Sema emite licença ambiental e avenida Beira-Rio será iniciada nos próximos meses; obra será uma das mais belas de Mato Grosso

Secom-BG

O prefeito Roberto Farias recebeu na manhã desta terça-feira (7), o documento necessário para dar início às obras da avenida Beira-Rio. A licença ambiental emitida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), foi entregue pelo diretor regional da Sema em Barra do Garças, Moacir do Couto. Com a licença a Prefeitura poderá abrir o processo licitatório e iniciar a obra. Cerca de R$ 13 milhões serão investidos.

Acompanhado pelo vice-prefeito Weliton Marcos, secretários e vereadores, o prefeito comemorou a emissão da cédula, instrumento que destrava as questões ambientais e libera o município a dar seguimento ao projeto elaborado pelos técnicos da Secretaria de Planejamento Urbano e Obras. A avenida deixa o papel para a realidade.

Reunindo os mais modernos conceitos em arquitetura, urbanismo e paisagismo, o projeto será o principal cartão postal de Barra do Garças após a sua conclusão. Serão 3 mil metros de um parque linear às margens do rio Garças composto de pista de caminhada, ciclovia, aparelhos de ginástica, pontos de contemplação, quiosques, pontos de pesca. A avenida ligará o Porto Baé a praia da Rapadura, no bairro São Benedito.

O prefeito Roberto Farias lembrou que várias etapas foram vendidas até chegar ao dia de hoje, com a emissão da licença ambiental. Segundo ele, o projeto já foi aprovado pela Caixa Econômica Federal (CEF) e serão investidos R$ 13 milhões alocados pelo senador Wellington Fagundes na Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco).

“Vamos trabalhar agora para abrir o processo licitatório e após a sua conclusão, iremos assinar a ordem de serviço imediatamente. A nossa expectativa é concluir esses trâmites até meados do mês de julho. Será uma belíssima obra ecologicamente correta e que mudará o aspecto turístico e urbanístico de Barra do Garças, sendo a avenida mais bonita do país”, disse o prefeito.

Agradecimentos

O prefeito fez questão de agradecer o empenho do governador Mauro Mendes, com quem conversou nessa segunda-feira (6), sobre a obra, ao senador Wellington Fagundes, que está viabilizando os recursos, a secretária de Meio Ambiente do Estado, Mauren Lazaretti, ao deputado estadual Max Russi pelo empenho na execução do projeto, ao diretor regional da Sema, Moacir do Couto e aos técnicos da Sema-MT, que se empenharam pela liberação do documento; os vereadores que apoiam à administração, o secretário Agvailton Alves Júnior e engenheiros da Secretaria de Planejamento Urbano e Obras, pela elaboração do projeto, e os secretários do município pelo apoio.

“Todos desempenharam um papel importante nesse processo. Com o destravamento da questão ambiental, já que o projeto será executado em uma Área de Preservação Permanente (APP), Barra do Garças ganhará uma belíssima obra para fomentar o turismo local, se ajuntando às Águas Quentes, cachoeiras, Parque da Serra Azul, rios e outras atrações que a cidade reserva”, destacou Roberto Farias.

Segundo o secretário de Planejamento Urbano e Obras, Agvailton Alves Júnior, o prazo de conclusão da avenida Beira-Rio é de 12 meses. Ele informou que nenhuma árvore será cortada para o traçado original do projeto, o que permite a preservação da área de proteção.

Comparecimento

O ato de entrega da licença ambiental foi prestigiado pelo vice-prefeito Weliton Marcos, os secretários Agvailton Alves (Planejamento Urbano e Obras), Carlos Gontijo (Transportes e Serviços Públicos), Lucely Tores (Finanças), Fabiano Dalla Agnol (Indústria, Comércio e Desenvolvimento Rural), Albérico Rocha Lima (Educação), Paulo Henrique Borges (Pesca e Aquicultura), Vander Lima (Comunicação), George Câmara (Chefe de Gabinete), Patrícia Saraiva (Administração), Maurício Lucas (Cultura), Mônica Porto (Turismo), o procurador Jurídico Dr. João Jackson, e pelos vereadores João Rodrigues, Dr. Joãozinho (presidente da Câmara), Jaime Neto, Murilo Valoes, Geralmino Neto, o Dr. Neto, Paulo Raye, Francisco Garrincha, Valdei Pebinha e Celson Sousa, além de convidados.