Empreiteira paulista será punida por abandonar obras da MT-100

Romilson Dourado/RDNews

A empresa paulista Equipav Engenharia vai responder a processo administrativo por não cumprir contrato de 2016 com o Governo de Mato Grosso na execução de 45 km de asfalto da MT-100.

A obra aguardada desde a década de 1980 e que beneficiaria municípios do Araguaia, como Ribeirãozinho, Pontal do Araguaia, Barra do Garças e Torixoréu, simplesmente foi abandonada pela empreiteira. Trechos que tinham sido pavimentados foram engolidos por buracos e atoleiros.

A obra estava orçada inicialmente em R$ 49,7 milhões. Além de não concluí-la, muitos trechos foram mal feitos, ou seja, executados irregularmente, e a empreiteira ainda conduziu os trabalhos a passos de tartaruga, levando o Estado a rescindir unilateralmente o contrato.

A secretaria de Infraestrutura e Logística mandou notificar os três sócios da Equipav, os empresários Leandro Marin Ramos, Joel Roberto Scholl e Euclides Zanella Gnoatto. A empresa deve ser punida com ressarcimento ao erário, declarada inidônea e impedida de fechar novos contratos com o poder público.