Coren-MT realiza grande operação de fiscalização em unidades de saúde de Barra do Garças

Assessoria

De 09 a 13 de setembro, o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) realizará a maior operação de fiscalização já executada no município de Barra do Garças. A Força Estadual de Fiscalização passará por 24 instituições. Pronto Socorro, policlínicas, UPA e serviços de home care, entre outros, serão vistoriados.

A equipe, formada por quatro Enfermeiros Fiscais, vai levantar as condições do serviço de enfermagem e questões relacionadas ao exercício profissional que põem em risco o atendimento ao paciente.

Uma das preocupações é o déficit de pessoal, que piora o dimensionamento das equipes e gera sobrecarga. Também serão verificados possíveis casos de exercício irregular e ilegal da profissão, o cumprimento de protocolos de atendimento e as condições de infra-estrutura que afetam o serviço de enfermagem.

Investimentos

No Estado, há mais de 1,8 mil instituições de saúde e cerca de 28,5 mil profissionais de enfermagem. As fiscalizações de rotina obedecem a um planejamento anual. Entre os meses de janeiro e março deste ano, foram fiscalizadas 87 unidades de saúde em 16 municípios e, entre abril e junho, 90 unidades em 26 municípios. Dos quatro Enfermeiros Fiscais, dois são lotados em Cuiabá, um em Rondonópolis e um em Tangará da Serra.

O Coren-MT está investindo na ampliação e organização da equipe. Por meio do projeto Mais Fiscalização, serão adquiridos equipamentos e feita a contratação de cinco novos Enfermeiros Fiscais por meio do concurso público, que acontecerá no início de dezembro. Também foi criado o Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP), que tem entre suas funções melhorar a coordenação e a avaliação das estratégias de fiscalização.

O conselheiro do Coren-MT, Rodrigo Machado, e a fiscalização atenderá a imprensa nesta terça-feira (10), às 9 horas, durante realização da fiscalização na cidade.