Prédio da antiga Escola Dom Bosco poderá ser transformado em creche para duas mil crianças
Secom-BG
O prédio da antiga Escola Dom Bosco poderá ser transformado em uma creche municipal para o atendimento de mais de duas mil crianças. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (5) pelo prefeito Roberto Farias e o deputado estadual Max Russi ao governador Mauro Mendes, ao secretário-Chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho e a secretária de Estado de Educação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, durante audiência em Cuiabá.
O Governo do Estado iniciou em 2018 a reforma das instalações para a implantação da Escola Estadual Tiradentes, a Escola Militar, contudo, a obra foi paralisada por falta de recursos. Sem dinheiro diante da crise econômica que Mato Grosso atravessa e sem condições de dar continuidade a obra, o governador Mauro Mendes vai aguardar fluxo de caixa para executar o projeto.
Para não deixar a estrutura ociosa e se deteriorando pelo tempo como está ocorrendo, o prefeito de Barra do Garças apresentou a alternativa ao governador e aos secretários. Além disso, da proposta, Roberto Farias teve a garantia da destinação de recursos via emenda individual de autoria do deputado Max Russi, para a reforma geral do prédio e desta forma, a implantação da creche.
“Nos reunimos com o governador e com os secretários da Casa Civil e de Educação para apresentarmos essa alternativa, que é transformar a Escola Dom Bosco em uma grande creche para atender os pais de famílias trabalhadores, ofertando mais de duas mil vagas para crianças. E, em contrapartida, a Escola Tiradentes seria construída em um local mais adequado pelo Estado, mantendo o projeto de implantar a unidade em Barra do Garças”, disse o prefeito Roberto Farias.
O deputado Max Russi destacou a iniciativa do prefeito de Barra do Garças. Segundo ele, Mato Grosso vive uma crise financeira sem precedentes e a construção de uma nova creche atenderia toda a cidade pela sua localização privilegiada, aproveitando a estrutura já existente. “Hoje o Estado vive uma carência de creches para atender a sua demanda e essa tratativa atende a comunidade local trazendo benefícios aos pais e as crianças que serão atendidas”, ressaltou.
O governador Mauro Mendes gostou da ideia e discutirá com a secretária de Educação, Marioneide Angélica, a sugestão apresentada pelo prefeito de Barra do Garças para que Escola Dom Bosco seja aproveitada pela coletividade e o projeto da Escola Tiradentes adiado até que o Estado saia dessa crise que inviabilizou a maioria das obras que foram iniciadas e paralisadas pela gestão passada.