Tenente-coronel é preso por extorquir dono de fazenda a anunciar em jornal
Folhamax
Um tenente-coronel da reservada da Polícia Militar, identificado N.H.S., foi preso ao se apresentar como dono de um jornal e extorquir o proprietário de uma fazenda na região de Campo Verde. Segundo registro da ocorrência, ele usava de tom ameaçador e do fato de ser de alta patente da PM para forçar o produtor a comprar espaços de publicidade no jornal.
A prisão ocorreu na tarde desta quinta-feira (31), na rodovia MT-251, minutos depois do militar deixar a propriedade rural.
A Equipe do 8ª Companhia da PM foi acionada por uma das vítimas que relatou estar amedrontada após o tenente e seu motorista sair de sua propriedade exigindo que o proprietário fizesse a compra de um espaço no jornal “Brasil Integração”. Consta na denúncia que após ser pressionado e coagido pelo policial da reserva, a vítima comprou um espaço na quantia de R$ 1 mil e que em troca o militar manteria a segurança na região.
Em deslocamento até a fazenda, os policiais depararam com um veículo Prisma em que se encontrava o tenente coronel e o motorista, identificado como Rodrigo, recém-saído com alvará de soltura do presidio da Mata Grande. Na abordagem, eles revelaram que eram representantes de um jornal e realizavam busca de patrocínios na região.
O tenente coronel passou a se irritar com a abordagem e tentou intimidar a guarnição: “Se eu estivesse com uma arma aqui, isso não ficaria assim… para eu matar 5 ou 6 e daqui para li, sou selva”, disse em tom ameaçador.
Uma das vítimas compareceu até a delegacia e confirmou que o militar e seu motorista continuamente se apresentam como dono de jornal e cobram dos proprietários dinheiro apara garantir a segurança da região. Diante do fato, ambos foram levados para delegacia de polícia para as providências que o caso requer.
Os policiais que fizeram a abordagem vão representar o tenente-coronel por ameaça, desacato, desobediência e resistência.