Peixes aparecem mortos na superfície dos rios Vermelho e Araguaia

G1 GO

Toneladas de peixes apareceram mortos na superfície dos rios Vermelho e Araguaia, em Aruanã, no interior de Goiás. Vídeos gravados por moradores mostram os peixes boiando na água (veja acima). O delegado de Meio Ambiente, Luziano Carvalho, fala em toneladas já recolhidas nesta segunda-feira (3), quando as imagens foram compartilhadas com mais força em redes sociais.

O que chama a atenção do delegado é que o peixe que aparece em destaque nas imagens é o cascudo, uma espécie resistente e difícil de ser contaminada. Por isso, o investigador trabalha inicialmente com a linha de que alguém poluiu o Rio Vermelho, mesmo que de forma culposa, ou seja, sem intenção.

Para Carvalho, os peixes encontrados morreram há pelo menos três dias e começaram a descer do alto do rio nesta segunda-feira.

“Estou trabalhando como se ocorreu um crime. Pode ter sido crime de poluição, de forma intencional é pouco provável, mas de forma culposa. Pela quantidade de peixes vistos, isso não é proveniente de chuva”, estima o delegado.

O Governo de Goiás disse em nota que um técnico do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo) foi enviado para a região para realizar a coleta de água e identificação de atividades que possam contribuir para a elaboração do laudo da morte dos animais. “Os exames laboratoriais serão realizados e informados à população tão logo sejam concluídos”, disse o comunicado.

A companhia de abastecimento de água de Goiás, a Saneago, disse também em nota que trabalha regularizar o fornecimento na cidade, já que a água foi cortada por medidas de segurança. Os bairros afetados foram: Celeste, Costa Verde, Goiá, Goiânia Viva, Residenciais Serra Azul e Tropical Verde.

Investigação

O delegado Luziano Carvalho disse que chegará à região na terça-feira (4) com uma equipe de agentes para iniciar a investigação. Moradores e até índios que conhecem os rios serão convidados pelo investigador a ajudarem na coleta de informações e provas para o inquérito policial.

“Os peixes mortos que apareceram no Araguaia vieram do Rio Vermelho. Isso tem característica de poluição por causa das condições da água. Vou chamar os moradores e índios de lá para ajudarem”, diz o delegado.