Antigo hospital MedBarra poderá ser utilizado para casos de coronavírus em Barra do Garças; instituições declaram apoio ao município

Secom-BG

A estrutura do antigo Hospital MedBarra, localizada na rua Independência, poderá ser utilizada para o atendimento de casos do coronavírus em Barra do Garças. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (23), pelo prefeito Roberto Farias.

O prefeito, acompanhado pela secretária de Saúde, Clênia Monteiro, explicou que várias medidas já foram tomadas para evitar a chegada do vírus à Barra do Garças, mas é preciso estar preparado para o surgimento de casos, e que as conversações com os proprietários do imóvel estão avançadas para a transformação do antigo hospital em um centro de atendimento de média complexidade.

Roberto Farias voltou a recomendar à população que evite sair de casa, pois, é a única forma de prevenção contra o coronavírus. “Estamos diante de um inimigo invisível. Uma pandemia que já matou pessoas em todo o mundo e não queremos que chegue à Barra do Garças. Mas, para isso, precisamos nos conscientizar”, disse o prefeito.

Desde a semana passada, uma série de medidas vem sendo tomadas diariamente para conter a chegada do vírus. As aulas da rede municipal, as feiras livres e as atividades no Parque das Águas Quentes estão suspensas, os eventos públicos e privados foram cancelados; o atendimento nos órgãos públicos municipais está suspenso; estabelecimentos em ambientes fechados tiveram as atividades paralisadas (academias, clubes, entre outros) e o fechamento do comércio foi recomendado.

“São medidas que visam proteger e salvar vidas. Pedimos o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e todos os segmentos para evitarmos que as pessoas continuem circulando livremente. Ficar em casa é a única arma que temos contra o coronavírus. Peço o seu apoio e a sua compreensão nesse momento que o mundo todo está em pânico”, pede o prefeito.

De acordo com Roberto Farias, a situação é preocupante. “Por isso aconselho ao comércio que se reinvente nesse período de pandemia. Crie vias alternativas para o atendimento ao público, implante o sistema de entrega em casa ou use aplicativos para evitar aglomerações. O vírus é transmitido por meio do contato. Peço encarecidamente aos barra-garcenses que fiquem em casa”, aconselha o prefeito.

A Câmara de Vereadores, representada pelo seu presidente, vereador Dr. Joãozinho, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, representados pelos comandantes Gilvando Sousa (PM) e Tenente Batista (BM), apoiaram as medidas e declararam apoio ao município nesse momento de preocupação. “É uma questão de saúde pública e precisamos nos unir nessa hora”, disse o presidente do Legislativo.

Os comandantes da PM e Bombeiros se colocaram à disposição da Prefeitura de Barra do Garças e da Secretaria de Saúde para ações preventivas. “Estaremos 24 horas atuando para que possamos conter esse vírus. A PM é amiga da população, mas se for preciso vamos agir conforme o Decreto baixado pelo Governo do Estado”, disse o coronel Souza.

A secretária de Saúde, Clênia Monteiro enfatizou que toda a equipe de saúde do município está trabalhando para garantir atendimento à população e aconselhou as pessoas a ficarem em casa como forma de prevenção.