Homens são presos pela Polícia Federal por invasão de fazenda da União e venda ilegal de lotes em Água Boa

G1 MT

A Polícia Federal prendeu em flagrante dois homens por crime de invasão da terra pública “Fazenda Nacional”, que fica a 120 km de Água Boa, no nordeste de Mato Grosso. Os indivíduos foram detidos dentro da propriedade, que pertence à União.

O imóvel foi desapropriado com custo ao erário de cerca de R$ 37 milhões e está atualmente sob a tutela do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

As investigações apontam que os suspeitos estariam cometendo diversos crimes ambientais na área, entre eles, desmatamentos ilegais e a divisão e comercialização de lotes em desacordo com a política da reforma agrária.

Um dos presos agia reconcentrando as terras e inviabilizando o processo de seleção dos beneficiários pelo Incra. Famílias eram incitadas a cometer o crime de ocupação do local, com a falsa promessa de que seriam beneficiadas no momento da divisão agrária.

A Polícia Federal alerta que diversas ações policiais estão sendo realizadas no local e em outras terras públicas da circunscrição da Delegacia da Polícia Federal de Barra do Garças, no nordeste do estado.