TVs aberta cometem grave crime ao divulgarem vídeo de criança sendo abusada
Três emissoras de TV em Cuiabá cometeram um grave crime contra a dignidade da criança e adolescente nesta quinta-feira (30). Na briga para ver quem ganha mais Ibope, as emissoras (TV Cidade Verde, SBT e Record) divulgaram um vídeo de uma criança de 5 anos, com problemas mentais, sendo abusada.
Com isso, as emissoras descumpriram a Lei 11.829/2008, que atualiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A pena para quem divulgar, distribuir, trocar ou disponibilizar esse tipo de conteúdo é de três a seis anos de reclusão. Neste caso, além de cometer o crime, o fato ocorre em TV aberta.
O crime foi cometido pelo próprio avô da vítima, de apenas 5 anos, em Cuiabá.
De acordo com a Polícia Militar, a esposa do acusado procurou a base da PM para fazer a denúncia contra o companheiro que não teve o nome revelado. Em depoimento, a mulher relatou que convive com o homem pouco mais de um ano, e passou a desconfiar que o acusado estaria abusando de uma sobrinha que possui problemas mentais.
Desconfiada, a mulher disse que no sábado (25) colocou o celular gravando em um dos quartos da residência para filmar o companheiro. Após algum tempo de filmagem, a mulher solicitou que o homem fosse a mercearia para que ela pudesse ver o conteúdo gravado no celular.
Fonte: Jornal Estadão Mato Grosso. Da Redação
Nota da redação: Em respeito à criança vítima do estupro, à Lei e aos leitores do Jornal Estadão Mato Grosso, decidimos não utilizar qualquer imagem, trecho do vídeo ou prints, mesmo que exponha apenas o agressor, o que levaria a exposição da vítima.