Prefeitos adotam medidas de prevenção do coronavírus; ações terão apoio de Câmaras, MPF e instituições de segurança

Secom-BG

Os prefeitos de Barra do Garças, Roberto Farias, Pontal do Araguaia, Gerson Rosa, Aragarças, José Elias Fernandes e Araguaiana, Getúlio Viana, adotaram nessa quarta-feira (13), medidas de prevenção para conter a disseminação do novo coronavírus nas quatro cidades. O anúncio foi feito logo após uma reunião realizada na Prefeitura de Barra do Garças.

Com a participação de representantes das Câmaras de Vereadores de Barra do Garças, Pontal e Aragarças, Ministério Público Federal (MPF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Exército, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e Defesa Civil, a reunião definiu pela atuação em conjunto das Prefeituras e ações preventivas e repressivas com a realização de blitz setorizadas e aplicação de multas às pessoas que não usarem máscaras.

Durante a reunião, os prefeitos e representantes das instituições reforçaram as medidas já em vigor (fechamento do comércio, pontos turísticos e igrejas) e prometeram radicalizar se a população dos municípios não colaborar para a redução dos casos de Covid-19. Entre essas medidas, não descartam decretar o ‘lockdown’ (isolamento total) nas cidades, obrigando os moradores a ficarem em casa.

Os prefeitos e instituições aprovaram a realização de blitz setorizadas nas BRs-070 e 158, repreensão de aglomerações e encaminharão às Câmaras de Barra do Garças, Pontal e Aragarças, uma proposta de aplicação de multa as pessoas que não usarem máscaras nas vias públicas ou estabelecimentos comerciais.

Os bloqueios serão realizados pela Polícia Militar com o apoio do Exército, PRF, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Federal, e participação da Defesa Civil e Vigilância Sanitária.

Participaram da reunião, além dos quatro prefeitos, o presidente da Câmara de Barra do Garças, vereador Dr. Joãozinho, o procurador da República, Everton Aguiar, o vice-prefeito Weliton Marcos, os comandantes do Exército, coronel José Jorge e da PM, coronal Gilvando Souza, o chefe da Delegacia da PRF, Inspetor Cristiano Silva, o presidente da Subseção da OAB, advogado André Bernardes e o coordenador da Defesa Civil, Paulo Henrique Borges. O secretário de Administração de Pontal, Thiago Assis, representou o prefeito Gerson Rosa de Moraes.