Queimada urbana é tema do Dia Mundial do Meio Ambiente em Barra do Garças

Fernanda Moraes/Secom-BG

Na próxima sexta-feira (5), data que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e que celebra os benefícios de convivermos com a fauna e flora preservada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente destaca a prevenção das queimadas urbanas que tanto comprometem o bem-estar e a saúde da população.

O tema se tornou o destaque principal da data escolhida para conscientizar a humanidade, principalmente porque neste período do ano, o aumento de doenças respiratórias é significativo.

Outro fator destacado pela Secretaria, é o momento que o país está passando com a pandemia do novo coronavírus, doença que afeta diretamente o sistema respiratório das pessoas, podendo inclusive levar a morte.

Desta forma, as ações preventivas de conscientização são necessárias e o hábito ilegal de queimar como forma de eliminar o lixo deve ser combatido por todos, de modo a se preservar o meio ambiente e a saúde humana.

Cuidados diários como o acondicionamento e descarte do lixo em locais adequados, limpeza de quintais e terrenos baldios, são medidas que melhoram a qualidade de vida da população.

Para o secretário de Meio Ambiente, Lúcio Violin, todos são responsáveis pelo combate as queimadas urbanas e preservação do meio ambiente. “Cuidar do lugar que vivemos não é algo para ser feito apenas em uma data comemorativa, e sim, todos os dias, pois esses cuidados garantem a qualidade de vida da população”, afirmou o secretário.