Governo tem garantia de remédios para UTIs e atenção para os indígenas de MT
RDNews
O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, garantiu o de todos os medicamentos necessários para os pacientes com Covid-19 que estão nas UTIs em Mato Grosso. Inclusive, uma leva emergencial já foi enviada para o Estado.
Na última sexta (26), O Conselho Nacional de Secretários de Saúde infirmou que Mato Grosso registrava a falta de pelo menos 13 medicamentos essenciais para pacientes internados em UTIS, sendo o estudo também apontou a ausência dos remédios em hospitais de referência de 21 estados além do Distrito Federal. Entretanto, a Secretaria de Estado e Saúde (SES) afirmou em nota nesta que o abastecimento está normal e com estoque para as próximas semanas.
Além de Mauro e Pazuello, a reunião contou com o presidente da Funasa, coronel Giovanne Silva, co, deputado federal Neri Geller (PP) – coordenador da bancada de MT no Congresso Nacional – e com a secretária executiva SES, Danielle Carmona Bertucini. O encontro foi no Ministério da Saúde, em Brasília, na manhã desta quarta (1º).
Segundo Mauro, na reunião também foram alinhados protocolos para reforçar o atendimento na atenção básica. Neste caso, a gestão é responsabilidade das prefeituras.
“O Governo do Estado vai adquirir medicamentos e distribuir às UPAs e policlínicas para que os médicos possam receitar e a população ter acesso ao remédio já no início dos sintomas, evitando que as pessoas cheguem aos hospitais já em estado grave”, disse Mauro em vídeo postado nas redes sociais, se referindo ao chamado Kit Covid.
Conforme o governador, a preocupação em relação à saúde indígena no que tange ao novo coronavírus também entrou em pauta. Mauro afirmou que “ uma solução deve ser apresentada já nos próximos dias”.
Somente entre a etnia Xavante, cinco indígenas morreram com suspeita de Covid-19 em 24 horas. A situação levou a própria ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, declarar que teme um “genocídio indígena” no Araguaia e pedir providências urgentes ao Governo Federal.
O ministro da Saúde garantiu “100% de apoio” para todas as necessidades de Mato Grosso no combate à covid-19, inclusive o envio dos medicamentos fundamentais para os pacientes em UTIs.
“O senhor vai ter uma ação imediata onde precisar. Posso lhe afiançar que não vamos deixar as pessoas morrerem sem remédio. Vamos ajudar 100% em tudo o que for necessário. Não vejo nenhuma chance de não ganhar essa guerra. Temos todos os meios de apoiar”, afirmou o general Pazuello.
Para o deputado Neri Geller, a reunião foi muito positiva e terá efeito prático já de imediato.
“O governador colocou as principais deficiências do Estado de Mato Grosso em função do crescimento da pandemia e a necessidade de receber medicamentos, para que a sociedade mato-grossense tenha acesso. O ministro foi muito receptivo e deu boas sinalizações de resolução a isso e também à questão da saúde indígena, principalmente na região de Barra do Garças e Água Boa, que tem um problema mais sério hoje sobre isso. Saio daqui muito satisfeito pois o governador foi muito reto nas cobranças e o ministro deu encaminhamentos práticos”, concluiu. (Com Assessoria)