Cadeia de cidade do Araguaia passa por desinfecção para conter o coronavírus
Folhamax
A Cadeia Pública de São Félix do Araguaia (MT) realizou a desinfecção da unidade, em parceria com a Prefeitura, na manhã desta segunda-feira (24). O objetivo foi prevenir a contaminação pelo coronavírus (Covid-19), tanto entre os reeducandos quanto os servidores.
Segundo o diretor da unidade, George Augusto de Arruda Silva, mesmo não contabilizando casos positivos entre a população carcerária do município, a ação é importante para manter um ambiente seguro e livre do vírus.
“Os casos no município têm aumentado nas últimas semanas, então fizemos esta limpeza, juntamente com a Prefeitura, para evitar que a proliferação do coronavírus chegue à unidade”.
Além disso, a Cadeia Pública de São Félix segue os protocolos de saúde ao receber novas pessoas presas. Todos passam por triagem médica, com levantamento de informações sobre o estado de saúde e possíveis sintomas ou contatos com pessoas sintomáticas.
Um espaço foi destinado para abrigar os reeducandos pelo período de 14 dias e, caso não tenham manifestado sintomas nem teste positivo, após esse período são encaminhados às celas.
Outras medidas adotadas durante a pandemia foram a distribuição de máscaras de tecido para proteção de reeducandos e servidores, atendimento jurídico via teleconferência, comunicação com familiares dos recuperandos via telefone mediante agendamento e supervisão de policiais penais, entregas de material de limpeza e higiene pessoal, informações e orientações aos reclusos referentes às medidas de prevenção à Covid-19, entre outras.