PM registra 457 policiais contaminados pelo novo coronavírus em Mato Grosso
Gazeta Digital
A Polícia Militar já registrou 457 casos do novo coronavírus entre os policias da ativa, com 4 mortes. Até 11 de agosto ainda estavam internados 3 servidores, sendo dois em enfermaria e um em unidade de terapia intensiva (UTI). Apesar de expressivo, o número de diagnósticos na corporação corresponde a 6,43% do total de policiais na ativa.
Entre as vítimas fatais está o soldado Jair Pereira dos Santos, 55, que faleceu na quarta-feira (12), em Barra do Garças. Ele ficou internado duas semanas na UTI do Hospital Regional de Barra do Garças, apresentou melhora, teve alta, mas 5 dias depois de voltar para casa apresentou piora e voltou a ser internado, vindo a falecer na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Segundo a PM, são 7,1 mil policiais na ativa, com 457 casos confirmados, dos quais 417 já estão curados. Atualmente 64 agentes estão afastados das funções, sendo 40 por terem testado positivo para Covid-19 e 24 porque tiveram contato com pessoas contaminadas e precisaram entrar em quarentena, porém, ainda não tiveram a doença detectada por exame.
Na linha de frente durante a pandemia, os policias militarem já atuaram na dispersão de mais de 3.700 aglomerações que incluem festas clandestinas, eventos esportivos, reuniões e também usos ilegais de áreas de lazer como cachoeiras e parques.
Segundo registros da PM, apenas em abordagens nas ruas, mais de 270 mil pessoas foram orientadas sobre a importância do uso da máscara e também das sanções sobre as aglomerações durante a pandemia do novo coronavírus.
Até quarta-feira (12), Mato Grosso contabilizou mais de 69 mil casos do novo coronavírus, com 2,2 mil mortes em decorrência da doença e 307 internações em leitos de UTI da rede pública, além de 279 pacientes em enfermarias do SUS.