Mauro Mendes convoca prefeitos para reunião e pede medidas severas
O governador Mauro Mendes (DEM) convocou os prefeitos dos 141 municípios de Mato Grosso para uma reunião virtual nesta segunda-feira (1º), onde devem discutir a implantação de medidas mais rigorosas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus.
Em áudio enviado aos gestores, Mendes afirmou estar preocupado com a situação da Covid-19 em Mato Grosso. Ele também ressaltou que o Estado está no limite da capacidade de abertura de novos leitos de UTI, já que não há mais profissionais e aparatos necessários.
“Não tem jeito, teremos que tomar medidas diferentes, senão teremos uma pandemia muito grave se alastrando, em consequência do que todo mundo está vendo. Se continuar do jeito que está aí, todo mundo normal, todo mundo levando a vida como se nada tivesse acontecendo, bares e casas noturnas cheios… São atividades que merecem nosso respeito, mas não podemos ter aglomerações, senhores. Está comprovado”, afirmou.
Ainda na segunda-feira, o governador também deve se reunir com os chefes do Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas Estadual (TCE).
Nesta sexta (26), o MPE pediu à Justiça que ordene às prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande a adoção de medidas sanitárias mais restritivas por 14 dias. A publicação de novos decretos deve acontecer no prazo de 24 horas.
O pedido foi realizado pelo promotor de Justiça Alexandre Guedes, da 7ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá, e encaminhado à 1ª Vara de Fazenda Pública de Várzea Grande – Especializada de Saúde.
Para Mendes, é hora de “tomar uma decisão um pouco diferente” do que está sendo visto nos últimos meses.
“No mundo inteiro vocês estão vendo, na mídia internacional e nacional, que outros estados já estão mais críticos que o nosso. Outros países já fizeram isso [de impor medidas restritivas], o mundo inteiro está fazendo isso e, pelo jeito, não vai ter como não adotarmos medidas um pouco mais severas”, ressaltou.
Fonte: Mídia News