Água Boa e Primavera do Leste aplicaram vacinas vencidas em pacientes

Os municípios de Água Boa e Primavera do Leste aplicaram doses vencidas do imunizante AstraZeneca durante a campanha de imunização em seus municípios.

De acordo com as informações, a vacina produzida em parceria com Universidade de Oxford e que foi fabricada na Índia, possuía os lotes 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005 vencidos no Brasil, e os mesmos, foram enviados para 23 estados e distribuídos em 160 cidades. A denúncia foi trazida pelo site Metrópoles, que cruzou as informações oficiais sobre vacinas aplicadas com os registros de envios de imunizantes para os estados, onde constam a data de vencimento para cada lote.

A vacina tem validade de seis meses, desde a data de sua fabricação, e os imunizantes indianos foram aplicados bem depois de os seis meses recomendados.

No próprio Ministério da Saúde, há uma recomendação de não aplicar vacinas vencidas em pacientes, pois pode perder a eficácia do imunizante.

Água Boa e Primavera do Leste, cada cidade aplicou uma dose da vacina vencida. Na matéria do Metrópoles, não consta nenhuma informação sobre a resposta da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Mato Grosso, e nem dos prefeitos do município envolvidos. A maioria dos estados citados, explicaram que apenas foi um erro de digitação e não aplicou as vacinas vencidas nos pacientes.

 

Jefferson Oliveira

Repórter | Estadão Mato Grosso

Davi Valle