Operação de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes tem início em Barra do Garças

Conhecido como “maio laranja”, o quinto mês do calendário é marcado pela união de ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em Mato Grosso a Secretaria de Segurança Pública lançou a operação Parador 27, integrando as policias Civil e Militar na prevenção e repressão imediata dos crimes que envolvem exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em Barra do Garças a Operação teve início na noite de terça-feira (26), com a intensificação de modo ostensivo e preventivo das abordagens em diferentes locais da cidade, e do município vizinho, Pontal do Araguaia (MT), que também recebe a atuação da ação integrada.

Na primeira noite foram vários estabelecimentos comerciais visitados com a abordagem à dezenas de pessoas, no entanto, nenhuma irregularidade foi constatada.

Embora ao longo do ano sejam desenvolvidas campanhas e ações contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, o mês de maio é referência.

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de combate à essa prática. Um dia para o fortalecimento da conscientização da sociedade e autoridades sobre a gravidade da violência sexual de meninos e meninas.

A data não foi escolhida aleatoriamente. Ela dá visibilidade a um crime bárbaro que há 48 anos (1973) chocou o Brasil, quando a menina Araceli Cabreira Sanches, de apenas oito anos de idade, foi raptada, drogada, espancada, estuprada e morta por jovens de uma tradicional família capixaba, de classe média alta, em Vitória, no Espírito Santo. O crime, apesar de toda repercussão ficou impune.

A denúncia de casos de abuso ou exploração sexual pode ser feita pelo Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima. O serviço está disponível 24 horas, todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados.

Jornal Cidade com Rede da Notícia.

5º CRPM-BG.