Bolsonaro dá ordem para construir ferrovia que chegará ao coração do Vale do Araguaia
Jornal Cidade MT
Os novos caminhos que levarão a safra de Mato Grosso em direção aos principais portos do Brasil começaram a ser construídos nesta sexta-feira (17), com a assinatura da ordem de serviço para os 383 quilômetros iniciais da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que ligará o município de Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT).
Quando concluída, a ferrovia chegará ao coração do Vale do Araguaia, região conhecida como a nova fronteira agrícola de Mato Grosso, que será incorporada ao Sistema Ferroviário Nacional por meio da Ferrovia Norte-Sul. Isso permitirá o escoamento da safra mato-grossense tanto pelo porto de Itaqui (MA) quanto pelo Porto de Santos (SP).
“E o mais importante: vai possibilitar a abertura de 4.600 novos postos de trabalho, na obra e em serviços relacionados a ela, em sua área de influência. E é isso que queremos, gerar emprego e renda a partir da expansão do transporte por trilhos, o que garantirá o escoamento de nossa produção, com frete mais baixo, aumentando a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional”, destacou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que assinou a ordem de serviço ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do senador Wellington Fagundes (PL).
A Valec, subsidiária da Vale para o setor de logística, ficará responsável pela construção da ferrovia, que deve durar três anos e resultará em um investimento R$ 2,7 bilhões. Esse montante é resultado do primeiro processo de investimento cruzado na história do Brasil. Em troca da construção da FICO, a Vale ganhou a extensão do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas por mais 30 anos.
O senador Wellington Fagundes explicou o investimento nas obras da ferrovia e vai promover o desenvolvimento de Mato Grosso.
“Vai melhorar a nossa logística e principalmente nossa produção que será incrementada com produtividade, e claro, com melhor resultado, melhor renda e mais oportunidade para toda a população”, falou Wellington.
O deputado federal José Medeiros (Podemos) que fez parte da comitiva do presidente no lançamento, em sua rede social enalteceu que a obra é um marco do escoamento para Goiás e Mato Grosso, e a construção, irá abaixar o frete e demonstra uma evolução no transporte de carga no país, que anteriormente era realizado por meio de rodovias.
Reprodução: Estadão MT