Dr. Adilson destaca valorização da cultura regional durante 30ª edição da Festa do Caju na Barra
O evento contou com a participação do grupo Flor Ribeirinha, a dupla Mario e Thizil e diversos artistas locais.
SECOM/BG
Foi realizado neste fim de semana, a 30ª edição da Festa do Caju e 2ª Feira Cultural do Araguaia, no distrito de Voadeira. O evento foi produzido pela Prefeitura de Barra do Garças e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, e contou com a apresentação de artistas mato-grossenses, como o grupo Flor Ribeirinha, a dupla Mário e Thizil e diversos outros artistas locais.
No último sábado (20), o prefeito Dr. Adilson esteve presente com os secretários municipais e a primeira-dama Leila Batista, e fez questão de enfatizar a importância da valorização da cultura regional e o apoio aos artistas locais.
“Temos uma cultura riquíssima e muito bonita que chama a atenção do país e do mundo inteiro, por isso, nós devemos ser os primeiros a valorizar nossos artistas e a cultura do nosso estado e da nossa cidade. Nossa gestão está comprometida em valorizar os artesãos, os pequenos artistas, contribuindo com a valorização e manutenção da nossa cultura para que ela não se perca. ”
De acordo com o prefeito uma das estratégias para valorização da arte e cultura em Barra do Garças é levar eventos como esses para os bairros e distritos mais distantes, de modo que todos tenham a oportunidade de participar e conhecer um pouco mais dessas expressões artísticas.
“Nós queremos democratizar o acesso à arte e a cultura, vamos fazer eventos e feiras culturais nos bairros mais distantes e nos distritos da nossa cidade, para que todos os cidadãos tenham a oportunidade de conhecer e se apaixonar pelas nossas tradições e assim vamos contribuir com a valorização e o fortalecimento da classe artística local”.
A Festa do Caju é um evento tradicional do calendário barra-garcense e voltou a acontecer após a pandemia, desta vez com todo o apoio da gestão municipal. A ação tem como objetivo fortalecer a cultura e culinária local, através da venda dos produtos derivados do caju, produzidos pelos próprios moradores do distrito de Voadeira.
Neste ano o evento contou com a participação de artistas nacionais, mas também deu destaque a artistas locais, como o grupo Flor Ribeirinha, de Cuiabá, que viaja pelo mundo apresentando o Siriri e o Rasqueado, dois ritmos tradicionais de Mato Grosso. O grupo atualmente é bi Campeão Mundial de Danças Folclóricas, sendo reconhecido em festivais na Turquia em 2017 e na Polônia em 2021, competindo com equipes do mundo inteiro, e se apresentou durante o último sábado (20) em Voadeira.
“Nós temos uma história de 28 anos, como um grupo de dança folclóricas, já estivemos em diferentes continentes levando nossa arte e nossa tradição e agora é uma alegria trazer o Siriri e o Rasqueado, que é típico de Cuiabá e se apresentar aqui em Barra do Garças e para todo o Araguaia”, declarou Domingas Leonor, presidente fundadora do grupo Flor Ribeirinha.
O evento também contou com a exposição de artesanato e feira da culinária regional, além de músicos locais que se apresentaram em todos os dias da festa, como a banda Miauc Lat, a dupla Zé Marcos e Juliano, Rodrigo Sousa e os Guardiões da música Sertaneja.
A 30ª Festa do Caju e 2ª Feira Cultural do Araguaia contou com apoio da Associação de Moradores do Distrito de Voadeira, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de Barra do Garças e os deputados estaduais Nininho, Dilmar dal Bosco, delegado Claudinei e Valmir Moretto.