Virada Cultural bateu recorde de público aquecendo a economia de Barra do Garças.
SECOM-BG
Com um público de cerca de 30 mil pessoas, a Virada Cultural movimentou Barra do Garças entre os dias 20 a 24 de abril. Centenas de turistas estiveram na cidade durante o feriado prolongado para aproveitar as programações culturais e os atrativos turísticos que o município oferece.
A Prefeitura de Barra do Garças tem investido em ações e projetos que fomentem o turismo e a valorização da cultura local, além de beneficiar os artistas da região. Uma vez que esses foram os setores mais afetados economicamente durante a pandemia.
Em um ano e meio, a gestão municipal com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer investiu quase R$ 3 milhões na realização de eventos e ações pelos bairros e distritos de Barra do Garças, abrindo as portas para apresentações de artistas locais.
Durante a Virada Cultural mais de 15 artistas e grupos de diferentes segmentos se apresentaram durante os cinco dias de evento.
“A pandemia foi um momento muito difícil para muitos artistas pequenos, por isso agora nosso foco é oferecer apoio e dar espaço para que eles possam trabalhar expressando sua arte. Temos diversos artistas na nossa cidade e a cada evento nós revezamos para que todos tenham a oportunidade de participar”, destacou o secretário de Cultura, Alex Matos.
O escritor e professor João do Couto, destacou a importância dessas iniciativas “Nós que somos artistas independentes ainda estamos tentando nos restabelecer depois desta pandemia, muitos ainda não conseguiram, então o trabalho que o município tem realizado é essencial”.
A professora Welita Santos ‘Esmer’, também destacou o apoio dado a diferentes segmentos culturais oportunizando que todos tenham as mesmas oportunidades: “Sempre que recebemos o convite para apresentação em eventos do município ficamos muito felizes, há 20 anos trabalho como professora de Dança do Ventre, apresentando essa arte para tantas pessoas e agora estamos recebendo mais oportunidades do que nunca”.
O sucesso de público da Virada Cultural, também beneficiou diretamente o comércio, bares, restaurantes, hotéis, pousadas, aplicativos de mobilidade urbana e demais setores, durante o feriado prolongado. Somente na sexta-feira (22), o evento recebeu quase 15 mil pessoas na Arena do Porto do Baé, atingindo um recorde de público no local.
Além disso, os investimentos destinados aos artistas, retornam ao município girando a economia, como explica o secretário de Cultura: “Esses artistas são de Barra do Garças, consomem produtos da nossa cidade e pagam impostos. Esses investimentos garantem o sustento de muitas famílias, fazendo com que a economia fique aquecida, o comércio vende mais e todo mundo sai ganhando, é o retorno mais rápido que temos”.