Prefeitura abre inscrições para programa de castração gratuita de cães e gatos, em Barra do Garças

A Campanha de controle populacional de cães e gatos visa reduzir o número de animais em situação de abandono e a proliferação de doenças zoonóticas.

 

SECOM-BG

 

A Prefeitura de Barra do Garças, por meio Secretaria de Saúde e Vigilância Ambiental e Zoonoses, por meio do termo de cooperação técnica com o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Univar, abriu as inscrições para a realização de castração cirúrgica em cães e gatos – machos e fêmeas – de forma gratuita.

 

Para participar do Programa de Redução Populacional de Animais Domésticos os interessados devem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde do município ou o centro municipal de Zoonoses, localizado no antigo Parque Grimalda no bairro Anchieta.

 

O programa é destinado a cidadãos tutores de cães e/ou gatos e que possuam renda de até 02 salários mínimos, inseridos no CadÚnico ou inscritos em programas sociais e ONG’s. Os interessados devem apresentar RG, CPF, comprovante atual de residência e comprovante de inscrição em programas sociais, preencher o formulário de inscrições e anexar cópia dos documentos solicitados.

 

A castração destes animais é de suma importância para reduzir a superpopulação de cães e gatos em situação de rua, além de evitar a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis entre os animais. A castração também apresenta diversos benefícios para os animais e tutores, como: previne doenças reprodutivas em fêmeas; previne câncer de próstata em machos; evita fugas e brigas de ruas; previne proliferação de doenças zoonóticas como raiva e leishmaniose (transmissível para humanos); aumenta a longevidade do animal.

 

A castração cirúrgica não apresenta riscos ao animal, entretanto para ser realizado o procedimento os animais devem atender alguns requisitos: ter no mínimo 06 (seis) meses de idade ou estejam entre o 1º e o 2º cio (no caso das fêmeas ) , além de não testarem positivo para Leishmaniose Visceral na data do agendamento do procedimento cirúrgico. Os tutores também devem se atentar para as recomendações do médico veterinário durante o pós cirúrgico.

 

As cirurgias devem ter início nos próximos 20 a 30 dias e ocorrerão conforme a demanda. Caso o número de procura seja alto, a Prefeitura poderá adicionar novas etapas do programa. Para mais informações os cidadãos devem entrar em contato pelo telefone: (66) 9 9282-28929.