Incêndio destrói casas em aldeia indigena causado por disputa na região do Araguaia
Um incêndio de grandes proporções destruiu casas na aldeia indígena Pimentel Barbosa, na tarde de quinta-feira (4), próximo ao município de Ribeirão Cascalheira (a 756 quilômetros de Cuiabá).
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 16h para atendimento de um possível incêndio florestal. Ao chegar lá, no entanto, o guia da região informou que o incêndio começou devido a um conflito entre os indígenas, por causa de uma briga territorial.
As chamas ficaram restritas às casas dos moradores da aldeia e não chagou a atingir a região de floresta.
Conforme os militares, devido ao material usado para a confecção das casas, majoritariamente palha e madeira, o fogo se alastrou rapidamente e as consumiu. Quando eles chegaram ao local, devido ao difícil acesso, o fogo já havia destruído as residências e sido extinto.
Veículos de imprensa locais informaram que ao todo 48 residências foram destruídas. Não há, no entanto, registro oficial desse número.
Segundo o portal Terras Indígenas no Brasil, a área da aldeia é de 329 mil hectares é habitada por 1.759 membros da etnia Xavante.
A aldeia compreende quatro municípios em que mais de 50% do território está localizado na cidade de Ribeirão Cascalheira. Ela ocupa também Canarana, Nova Nazaré e Água Boa.
Fonte: Midia News.