Abílio, Emanuelzinho e Fábio Garcia são os mais lembrados à Câmara
O ex-vereador Cuiabá, Abílio Brunini (PL), o deputado federal Emanuelzinho Pinheiro (MDB) e o suplente de senador Fábio Garcia (UB) disputam voto a voto quem será o mais votado para Câmara Federal no próximo dia 02 em Mato Grosso.
É o que revela pesquisa feita pelo instituto MT Dados com 1,2 mil eleitores de todo Estado entre os dias 15 e 20 deste mês.
Percentualmente, Abílio, que disputou a prefeitura de Cuiabá em 2020 e foi derrotado no segundo turno pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), aparece em primeiro lugar nas intenções de voto com 4,4% da preferência espontânea do eleitorado mato-grossense.
A metodologia de pesquisa adotada pelo instituto foi a “espontânea”, onde nenhuma lista de candidatos é apresentada aos entrevistados. Logo em seguida, o levantamento revela que um dos principais adversários de Abílio, o filho do prefeito da capital mato-grossense, Emanuelzinho, possui 4% das intenções de voto.
Ele tenta a reeleição em 2022. Apoiado pelo governador Mauro Mendes (UB), Fábio Garcia completa o pódio do MT Dados, com 3,6% da preferência dos entrevistados. Ambos também são adversários políticos do prefeito Emanuel Pinheiro.
Outros nomes conhecidos figuram na parte de cima da lista de candidatos à Câmara Federal, que reserva 8 vagas a Mato Grosso. Em quatro lugar, está o deputado federal José Medeiros (PL), com 3%, seguido pelo ex-prefeito de Sinop (501 KM de Cuiabá), Juarez Costa, e o ex-governador Carlos Bezerra, ambos do MDB, com 2,7% cada um.
O Procurador Mauro (PSOL) alcança 2,4% na sétima posição. Também teve destaque na pesquisa Dona Neuma (PSB), com 2,3% dos votos e está em oitavo lugar. Ela é esposa do prefeito de Rondonópolis (216 KM de Cuiabá), Zé do Pátio (PSB).
Na sequência, o Coronel Assis (UB), obteve 2,2% das intenções de voto e é o nono colocado. A décima posição é dividoda pelo deputado estadual Allan Kardec (PSB), a jornalista Amália Barros (PL), Coronel Fernanda (PL), e Dr. Leonardo (Republicanos), todos com 1,9%.
O levantamento aponta também que Nelson Barbudo (PL), tem 1,7% dos votos, Wagner Ramos (UB), soma 1,6%, além da ex-superintendente do Procon de Mato Grosso, Gisela Simona (UB), que tem a preferência de 1,5% do eleitorado – mesma porcentagem do advogado Irajá Lacerda (PSD).
O suplente de deputado federal, Valtenir Pereira (MDB) vem na sequência, com 1,4%, e o ex-deputado estadual, Gilmar Fabris (PSD), com 1,3%. A Professora Rosa Neide (PT), aposta do ex-presidente Lula (PT) à Câmara Federal por Mato Grosso, alcança 1,2%.
Outros nomes de destaque são os do deputado estadual Ulysses Moraes (PTB), com 0,7%, Pedro Satélite (PSD), com 0,5%, o ex-vereador de Cuiabá, Felipe Wellaton (Republicanos), com 0,4%, o ex-deputado federal, Victório Galli (PTB), com 0,3%, o ex-juiz federal Julier (PT), 0,2%, e a ex-senadora Serys Slhessarenko (PSB), que também alcança 0,2%.
Os demais candidatos a deputado federal por Mato Grosso, que não atingiram individualmente 0,2% das intenções de voto, como os 48 nomes divulgados pela pesquisa MT Dados, somam 7,7% da preferência do eleitorado.
Ainda de acordo com o levantamento, 3,1% dos entrevistados disseram que votariam branco ou anulariam o voto. Quase um terço dos eleitores (31,1%) não sabem em quem votar ou não responderam à pesquisa.
O MT Dados ouviu 1.200 eleitores e registrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo MT-01108/2022, sendo a margem de erro 2,9% e o intervalo de confiança 95%.
Veja dados: